Pesquisas Judiciárias - estatistica e ciência de dados

HTML
imagem em branco

Estatística e ciência de dados

A estatística e a ciência de dados desempenham um papel significativo na otimização e modernização dos processos na Justiça do Trabalho. Elas são utilizadas para organizar e interpretar grandes volumes de informações, proporcionando uma visão mais clara sobre o funcionamento e a eficiência dos tribunais.

Base Nacional de Dados do Poder Judiciário – DataJud

Fonte primária de dados do Sistema de Estatística do Poder Judiciário – SIESPJ, é responsável pelo armazenamento centralizado dos dados e metadados processuais relativos a todos os processos físicos ou eletrônicos, públicos ou sigilosos dos os tribunais indicados nos incisos II a VII do art. 92 da Constituição Federal. Foi instituída pelo Conselho Nacional de Justiça, através da Resolução CNJ n. 331/2020.

Dentre as atribuições dos Grupos de Pesquisas Judiciárias cumpre destacar:

  • Zelar pela consistência e integridade das bases de dados do Tribunal;
  • Supervisionar as remessas de dados ao Conselho Nacional de Justiça- CNJ, buscando a consistência da informação e o envio nos prazos estabelecidos;
  • Atuar no processo de qualificação dos dados dos sistemas processuais, de forma a realizar toda e qualquer ação necessária ao saneamento do DataJud e dos demais instrumentos de coleta de dados, garantindo a integridade e confiabilidade dos dados recepcionados pelo CNJ.

Na Justiça do Trabalho, com o objetivo de zelar pela qualidade dos dados enviados pelos Tribunais Trabalhistas para a Base Nacional de Dados do Poder Judiciário - Datajud, foi instituído o GT-DataJudJT pelo Ato Conjunto n. 68/TST.CSJT.GP, de 27 de setembro de 2022

Acesse a página do gt-Datajud (link externo) para orientações e links de acessos as bases estatísticas nacionais.

Esse conteúdo foi útil para você?
0
0