Nova diretoria do Colégio de Presidentes e Corregedores dos TRTs toma posse

Desembargadores Adenir Carruesco (TRT-MT), Laís Nicotti (TRT-RS) e Amarildo Carlos de Lima (TRT-SC) foram empossados na quarta-feira (27/11)

27/11/2024 13h53, atualizada em 28/11/2024 08h56
Secom/TST

A presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 23ª Região (TRT-MT), desembargadora Adenir Alves da Silva Carruesco, vai comandar o Colégio de Presidentes e Corregedores dos TRTs (Coleprecor) até o final do ano que vem. A posse foi nesta quarta-feira (27/11), na sede do Tribunal Superior do Trabalho (TST), ao lado de seus companheiros de chapa:  a vice-presidente Laís Helena Jaeger Nicotti, corregedora do TRT-RS, e o secretário-geral Amarildo Carlos de Lima, presidente do TRT-SC.

O trio sucede os desembargadores Eridson João Fernandes Medeiros (TRT-RN), Clóvis Valença Alves Filho (TRT-CE) e Daniele Corrêa Santa Catarina (TRT-ES), que encerraram o mandato de um ano. 

“Creio que é um grande desafio e uma possibilidade de aprendizado, na medida em que o Coleprecor abrange interesses dos 24 tribunais, com discussões e desafios comuns a eles. Acredito que temos a possibilidade de desenvolver um trabalho na mesma linha das últimas gestões, com foco na reafirmação do direito do trabalho e da própria Justiça do Trabalho como uma justiça social”, avalia o presidente do TRT-SC.

 

Homem de gravata preta assinando documento em púlpito ao lado de mulher de blazer de estampa floral.
Desembargador Amarildo de Lima assina termo de posse ao lado da nova presidente do Coleprecor, Adenir Carruesco

O que faz o Coleprecor
 

O Coleprecor é uma sociedade civil sem fins lucrativos, de âmbito nacional. Entre seus objetivos estão a defesa dos princípios, prerrogativas e funções institucionais dos TRTs; a intermediação nas relações entre a Justiça do Trabalho e os poderes constituídos, sem prejuízo da representatividade do TST; a integração dos TRTs em todo o território nacional, a partir do intercâmbio de experiências funcionais e administrativas; o estudo e o aprofundamento de temas jurídicos e de questões judiciais de repercussão em mais de um estado, buscando a uniformização de entendimentos, respeitadas a autonomia e as peculiaridades locais.

As reuniões são mensais, geralmente na sede do TST, em Brasília, com uma edição anual na sede do TRT que preside o colegiado.
 

Um grupo de 23 pessoas vestidas formalmente, a maioria homens de terno, reúnem-se para uma foto. Eles estão atrás de uma longa bancada de madeira, tendo ao fundo um painel de madeira em tom quase dourado.
Presidentes e corregedores dos TRTs no "Auditório dos Ministros", no TST, 
onde costumam ser realizadas as reuniões do Coleprecor



Texto: Gabriel Elias (estagiário)
Secretaria de Comunicação Social 
Divisão de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa
(48) 3216-4303 / 4320 - secom@trt12.jus.br 

Leia Também: