TRT-SC realiza segundo encontro de jovens aprendizes

Evento teve uma roda de conversa com ex-aprendizes e palestra sobre gestão de tempo

28/04/2025 17h26, atualizada em 28/04/2025 18h08
Andréa Gonçalves

O Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região (TRT-SC), por meio da Coordenadoria de Desenvolvimento e Aprendizagem, promoveu na última sexta-feira (25/4) a segunda edição do encontro de seus jovens aprendizes. Participaram ao todo 26 jovens em formato presencial e on-line, para aqueles que atuam em unidades fora da capital. 

O formato foi uma roda de conversa conduzida pelas juízas do trabalho Zelaide de Souza Philippi e Mariana Philippi de Negreiros, ambas gestoras auxiliares do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem, apoiador do evento. Dois ex-aprendizes compartilharam seus depoimentos e histórias de superação. Ambos participaram do Programa de Aprendizagem e, neste ano, conquistaram vagas no ensino superior após aprovação no vestibular. 

John Davi dos Santos de Souza ingressou no curso de Direito na Universidade Federal de Pelotas (UFPel), enquanto Samira Centeno da Silva iniciou graduação em Pedagogia na Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).

O jovem relatou que a experiência vivenciada no TRT-SC foi determinante para sua escolha profissional. Durante dois anos atuando na Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic), ele amadureceu pessoal e profissionalmente, o que o motivou a seguir a carreira jurídica. Inspirado pela trajetória do irmão, a irmã gêmea de John, Débora, também ingressou no Programa de Aprendizagem do TRT-SC.

Samira destacou os desafios que enfrentou durante o ensino médio, conciliando estudos intensivos, o trabalho como aprendiz e o reforço escolar no Colégio Catarinense, um dos maiores do estado. Com a ajuda de alunos voluntários que auxiliam estudantes de escolas públicas na preparação para o vestibular, ela conseguiu superar as dificuldades e alcançar a tão sonhada vaga na universidade. "Não foi fácil, mas hoje vejo que todo esforço valeu a pena", afirmou.

Gestão do tempo

Encerrando o encontro, a psicanalista Andréa Alvarenga ministrou uma palestra sobre gestão de tempo, reforçando a importância da organização pessoal para a conquista de objetivos acadêmicos e profissionais.

O evento contou com a presença das gestoras auxiliares do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem (PCTIEA) do tribunal, juízas do trabalho s, que recepcionaram os participantes e celebraram as conquistas dos jovens.
 

 

Texto: Andréa Gonçalves (estagiária)
Secretaria de Comunicação Social  
Divisão de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa 
(48) 3216-4000 - secom@trt12.jus.br  

Leia Também:

TRT-SC adere a projeto Aprendiz Legal

Acordo de cooperação envolve várias instituições e busca inserir, no mercado de trabalho, jovens que cumprem ou já cumpriram medida socioeducativa