Palestras, entrevistas, atos simbólicos e até simulações de acidente de trabalho em praça pública estiveram entre as atividades organizadas pelo Programa Trabalho Seguro

Durante o mês de abril, o Programa Trabalho Seguro (PTS) do Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região (TRT-SC) intensificou suas ações no âmbito da campanha Abril Verde, promovendo uma série de iniciativas voltadas à prevenção de acidentes e doenças ocupacionais em Santa Catarina. As ações buscaram sensibilizar empregadores, trabalhadores e a sociedade civil para a importância da saúde e segurança no trabalho.
Uma das atividades mais impactantes foi a série de simulações de acidentes de trabalho seguidas de resgate, em Joaçaba, mobilizando a comunidade na praça Adolfo Konder na terça-feira (29). A iniciativa foi organizada em parceria com o Instituto Federal Catarinense, Sesi, Sindicato das Indústrias Metalúrgica, Mecânica e de Material Elétrico, Lojas Triton e o Corpo de Bombeiros.
A coordenadora do PTS para Joaçaba e região, juíza do trabalho Lisiane Vieira, disse que a atividade foi um grande treinamento. “O objetivo foi fazer com que as pessoas identifiquem uma situação de risco no ambiente de trabalho e como agir em caso de acidente: quem chamar, o que colocar sobre ferimentos, como proceder em caso de fratura exposta e queda de altura, por exemplo”, explicou a juíza. Ao final, um engenheiro de segurança do trabalho do Sesi ainda fez uma investigação das causas dos acidentes.
A iniciativa recebeu cobertura da imprensa local, confira:
Iluminação e parcerias
A campanha também contou com ações simbólicas e institucionais. A sede da Fiesc, parceira do PTS, foi iluminada de verde ao longo do mês, como forma de apoiar a causa. Em Itajaí, o ponto turístico Bico do Papagaio também recebeu a mesma iluminação, em iniciativa coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh) e Secretaria de Obras, com apoio do PTS, para estimular a cultura da prevenção junto à população.
Ainda em Itajaí, no dia 7, o município oficializou sua adesão ao Programa Trabalho Seguro em cerimônia no Gabinete do Prefeito Robison Coelho, que contou também com a presença do vice-prefeito Rubens Angioletti, do gestor regional do PTS Cesar Luiz Pasold Júnior, além de juízes e coordenadores regionais do programa.

Entrevistas e palestras
Diversos representantes do PTS participaram de eventos ao longo do mês. O juiz Ricardo Jahn, outro gestor regional, concedeu entrevista à Rádio Jovem Pan de Criciúma para falar sobre o trabalho realizado pelo Programa, diante do crescimento do número de casos de acidentes de trabalho em Santa Catarina.
O coordenador para a região de Criciúma, juiz Rodrigo Goldschmidt, fez palestra para estudantes de Direito da Unesc tratando dos temas de saúde e segurança no trabalho. Ele também foi um dos palestrantes da etapa regional da 5ª Conferência Nacional da Saúde das Trabalhadoras e Trabalhadores. Já Pasold Júnior representou o Programa na sessão da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, durante o lançamento da Frente Parlamentar para Discutir a Precarização do Trabalho na Área de Telecomunicações.

Eventos
Em ação conjunta entre os TRTs da Região Sul, foi realizado em Caxias do Sul o seminário “Saúde e segurança no trabalho: desafios para a universalização". O evento teve participação do desembargador do TRT-SC Roberto Guglielmetto, membro do Comitê Gestor Nacional do PTS, e palestra da coordenadora do PTS para Jaraguá do Sul e região, juíza Adriana Camargo.
Nos dias 24 e 25, o MPT-SC promoveu reuniões e audiência pública com representantes da área de saúde para discutir os impactos climáticos sobre o trabalho. Já nos dias 29 e 30, o Comitê Gestor Nacional do PTS realizou seminário, na sede do Tribunal Superior do Trabalho, sobre saúde, segurança e novas tecnologias. O TRT-SC foi representado pelos desembargadores Guglielmetto, Pasold Júnior e pelo juiz Ricardo Jahn.

Artigos
Também foram publicados na imprensa regional cinco artigos elaborados por Ricardo Jahn, Rodrigo Goldschmidt e pela coordenadora do PTS para Chapecó e região, juíza Deisi Senna Oliveira,
Texto: Andréa Gonçalves (estagiária)
Secretaria de Comunicação Social
Divisão de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa
(48) 3216-4000 - secom@trt12.jus.br