Ações de conscientização marcam Abril Verde em todo o estado

Palestras, entrevistas, atos simbólicos e até simulações de acidente de trabalho em praça pública estiveram entre as atividades organizadas pelo Programa Trabalho Seguro

02/05/2025 14h10, atualizada em 02/05/2025 16h40
Homem caído no chão é apoiado por uma mulher e um paramédico do Corpo de Bombeiros
Uma das simulações de acidente de trabalho realizadas em Joaçaba

Durante o mês de abril, o Programa Trabalho Seguro (PTS) do Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região (TRT-SC) intensificou suas ações no âmbito da campanha Abril Verde, promovendo uma série de iniciativas voltadas à prevenção de acidentes e doenças ocupacionais em Santa Catarina. As ações buscaram sensibilizar empregadores, trabalhadores e a sociedade civil para a importância da saúde e segurança no trabalho.

Uma das atividades mais impactantes foi a série de simulações de acidentes de trabalho seguidas de resgate, em Joaçaba, mobilizando a comunidade na praça Adolfo Konder na terça-feira (29). A iniciativa foi organizada em parceria com o Instituto Federal Catarinense, Sesi, Sindicato das Indústrias Metalúrgica, Mecânica e de Material Elétrico, Lojas Triton e o Corpo de Bombeiros.

A coordenadora do PTS para Joaçaba e região, juíza do trabalho Lisiane Vieira, disse que a atividade foi um grande treinamento. “O objetivo foi fazer com que as pessoas identifiquem uma situação de risco no ambiente de trabalho e como agir em caso de acidente: quem chamar, o que colocar sobre ferimentos, como proceder em caso de fratura exposta e queda de altura, por exemplo”, explicou a juíza. Ao final, um engenheiro de segurança do trabalho do Sesi ainda fez uma investigação das causas dos acidentes.

A iniciativa recebeu cobertura da imprensa local, confira:


Iluminação e parcerias

 

A campanha também contou com ações simbólicas e institucionais. A sede da Fiesc, parceira do PTS, foi iluminada de verde ao longo do mês, como forma de apoiar a causa. Em Itajaí, o ponto turístico Bico do Papagaio também recebeu a mesma iluminação, em iniciativa coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh) e Secretaria de Obras, com apoio do PTS, para estimular a cultura da prevenção junto à população.

Ainda em Itajaí, no dia 7, o município oficializou sua adesão ao Programa Trabalho Seguro em cerimônia no Gabinete do Prefeito Robison Coelho, que contou também com a presença do vice-prefeito Rubens Angioletti, do gestor regional do PTS Cesar Luiz Pasold Júnior, além de juízes e coordenadores regionais do programa.
 

Grupo de cinco pessoas posam sorridentes, em pé, para a foto. Dois deles, ao centro, mostram um documento
Prefeito Robison Coelho e desembargador Pasold Júnior mostram termo de adesão do Município de Itajaí ao PTS

 


Entrevistas e palestras 


Diversos representantes do PTS participaram de eventos ao longo do mês. O juiz Ricardo Jahn, outro gestor regional, concedeu entrevista à Rádio Jovem Pan de Criciúma para falar sobre o trabalho realizado pelo Programa, diante do crescimento do número de casos de acidentes de trabalho em Santa Catarina.

O coordenador para a região de Criciúma, juiz Rodrigo Goldschmidt, fez palestra para estudantes de Direito da Unesc tratando dos temas de saúde e segurança no trabalho. Ele também foi um dos palestrantes da etapa regional da 5ª Conferência Nacional da Saúde das Trabalhadoras e Trabalhadores. Já Pasold Júnior representou o Programa na sessão da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, durante o lançamento da Frente Parlamentar para Discutir a Precarização do Trabalho na Área de Telecomunicações.
 

Grupo mostra cerca de 50 pessoas diante de um palco iluminado de verde
Palestra na Unesc reuniu acadêmicos de Direito em Criciúma


 

Eventos


Em ação conjunta entre os TRTs da Região Sul, foi realizado em Caxias do Sul o seminário “Saúde e segurança no trabalho: desafios para a universalização". O evento teve participação do desembargador do TRT-SC Roberto Guglielmetto, membro do Comitê Gestor Nacional do PTS, e palestra da coordenadora do PTS para Jaraguá do Sul e região, juíza Adriana Camargo.

Nos dias 24 e 25, o MPT-SC promoveu reuniões e audiência pública com representantes da área de saúde para discutir os impactos climáticos sobre o trabalho. Já nos dias 29 e 30, o Comitê Gestor Nacional do PTS realizou seminário, na sede do Tribunal Superior do Trabalho, sobre saúde, segurança e novas tecnologias. O TRT-SC foi representado pelos desembargadores Guglielmetto, Pasold Júnior e pelo juiz Ricardo Jahn.

 

Oito pessoas sentadas em cadeiras, sobre um palco, diante de uma plateia
Evento no TRT-RS contou com participação de magistrados do TRT-SC


 

Artigos


Também foram publicados na imprensa regional cinco artigos elaborados por Ricardo Jahn, Rodrigo Goldschmidt e pela coordenadora do PTS para Chapecó e região, juíza Deisi Senna Oliveira,

 

Texto: Andréa Gonçalves (estagiária)
Secretaria de Comunicação Social  
Divisão de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa 
(48) 3216-4000 - secom@trt12.jus.br  

Leia Também: