O Tribunal Regional do Trabalho deu início, nesta segunda-feira (5/5), à terceira edição da Semana de Combate ao Assédio do TRT-SC. A primeira atividade aconteceu nesta segunda (5/5), com a entrega de cartilhas aos colaboradores terceirizados da sede do TRT-SC (vide box abaixo). Produzidas pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST), as cartilhas tratam da prevenção e do enfrentamento ao assédio moral, sexual e à discriminação no ambiente de trabalho.
Outras ações estão programadas para acontecer ao longo da semana. Nesta terça (6/5), a partir das 13h30, em parceria do TRT-SC com o Tribunal de Justiça (TJ-SC) e o Tribunal Eleitoral (TRE-SC), será realizado o painel “Cultura Organizacional, Assédio e Saúde Mental: Transformando as Relações no Trabalho”, com transmissão ao vivo pelo canal do YouTube do TJ-SC. Pela Justiça do Trabalho catarinense irá participar o juiz Armando Luiz Zilli, presidente da Comissão de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral, do Assédio Sexual e da Discriminação do TRT-SC no primeiro grau.
Na sexta-feira (9/5), às 14h, haverá a palestra on-line “Autoconhecimento e comunicação: as chaves para relacionamentos saudáveis e enfrentamento ao(s) assédio(s)”, com a juíza Andrea Keust, do TRT-PE (6ª Região). O evento terá transmissão pelo canal da Ejud-12 no YouTube e as inscrições podem ser feitas por este link.
A mediação da atividade ficará por conta da desembargadora do TRT-SC Teresa Regina Cotosky, presidente da Comissão de Prevenção e Enfrentamento do Assédio para o Tribunal, e da desembargadora do TJ-SC Hildemar Carvalho, em mais uma parceria entre as instituições.
Além disso, ao longo da semana serão publicadas peças da campanha “Trabalho com Respeito”. Elaborada pela Comissão em parceria com a Secretaria de Comunicação Social (Secom), a ação prevê a divulgação de vídeos educativos sobre o assédio moral e sexual, com perguntas e respostas, e de postagens elaboradas com a participação de servidores, servidoras, estagiárias e terceirizadas do Tribunal. Nas peças, eles falam sobre como fomentar um local de trabalho livre de assédio.
Arte de uma das peças da campanha "Trabalho com Respeito"
Semana de Combate ao Assédio
A Semana de Combate ao Assédio é uma iniciativa nacional, conforme estabelecido pela Resolução 351/2020 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Ela integra a campanha permanente de prevenção e enfrentamento ao assédio e à discriminação, coordenada no TRT-SC pelas comissões responsáveis pelo tema nos dois graus de jurisdição.
Viviane (d) recebe a cartilha de Elaine: "mulheres são as principais vítimas do assédio"
Informação é a chave
A primeira ação da Semana foi a entrega de duas cartilhas do TST sobre os temas assédio e discriminação.
A primeira, intitulada “Guia Prático por um Ambiente de Trabalho + Positivo”, apresenta orientações gerais sobre condutas abusivas, seus impactos e o que fazer diante dessas situações. Já a segunda, “Liderança Responsável”, é voltada a quem ocupa cargos de chefia, oferecendo diretrizes para promover ambientes seguros, respeitosos e inclusivos.
A entrega foi feita pela psicóloga Elaine Dal Col da Silva, servidora da Coordenadoria de Saúde. No Fórum Trabalhista da Capital, a distribuição está prevista para a quarta-feira (8/5).
Viviane Cardoso Rosa, que iniciou hoje suas atividades na área de serviços gerais e recebeu as cartilhas, comentou que já havia ouvido falar sobre o tema do assédio. Para ela, esse é um problema presente em todos os lugares e, por isso, destaca a importância de estar sempre atenta, especialmente para as mulheres, que costumam ser as principais vítimas.
Nos demais municípios do estado, a entrega para os terceirizados será feita com o apoio da Secretaria da Corregedoria (Secor), conforme o cronograma das correições. Já o envio a magistrados, servidores e estagiários será feito pela Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP), por e-mail, ao longo da semana.
Texto: Andréa Gonçalves (estagiária) Secretaria de Comunicação Social Divisão de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa (48) 3216-1000 - secom@trt12.jus.br