Equipe do Foro local prestou orientações sobre direitos trabalhistas de pessoas com deficiência
O Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região (TRT-SC) participou da Semana Inclusiva em Criciúma, realizada sexta (26/9) e sábado, na Associação Empresarial do município (Acic). O evento reuniu instituições públicas, empresas e a comunidade em ações voltadas à empregabilidade e à cidadania das pessoas com deficiência.
Representando a Justiça do Trabalho, estiveram presentes a diretora do Foro de Criciúma, juíza Julieta Elizabeth Correia de Malfussi, e os servidores Hallyson Brito e Carolina Silva. A equipe prestou orientações sobre os direitos trabalhistas das pessoas com deficiência.
Esta é a sétima participação de equipes da JT-SC em eventos da Semana Inclusiva. Os outros foram em Blumenau, Chapecó, Jaraguá do Sul, Lages, Florianópolis e Joinville.
Emissão de laudos
No dia 27, durante o Feirão de Empregos, candidatos puderam entregar currículos nos estandes de 13 empresas, que ofertaram cerca de 100 vagas, e também solicitar a emissão de laudos caracterizadores de deficiência, requisito importante para processos de contratação.
O município tem 91 empresas com mais de cem colaboradores e que, por lei, precisam contratar pessoas com deficiência (PCDs). Incluir esse público no mercado de trabalho, no entanto, ainda é um desafio. Em Criciúma, apenas 52,7% das vagas para PCDs são preenchidas, abaixo da média nacional, de 58%.
Segundo a equipe de Criciúma, a presença do tribunal reforça o compromisso da instituição com a inclusão social e o fortalecimento das políticas públicas de empregabilidade. A Semana Inclusiva é promovida pelo Ministério Público do Trabalho e do Ministério do Trabalho e Emprego, em parceria com diversas entidades, incluindo o TRT-SC.
Secretaria de Comunicação Social
Divisão de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa
(48) 3216-4000 - secom@trt12.jus.br