O TRT-SC ficou em primeiro lugar, entre todos os Regionais trabalhistas do país, no Índice Integrado de Governança e Gestão Públicas (IGG). Os dados são do Levantamento Integrado de Governança Organizacional Pública, realizado pelo Tribunal de Contas da União (iGov ciclo 2018).
Executado por meio de questionários aplicados a organizações públicas federais de todo o país, o levantamento buscou informações sobre boas práticas de governança pública e governança e gestão de aquisições que, em princípio, refletiriam a capacidade de uma organização ser adequadamente governada e gerida em prol do interesse da sociedade.
O índice alcançado pelo Regional catarinense foi de 72%, o que o deixou no 36º lugar entre as 498 organizações avaliadas. No ano passado, primeira vez em que o levantamento foi realizado, o Tribunal havia obtido a pontuação de 68%, que também o colocou em primeiro lugar na Justiça do Trabalho e em 28º no quadro geral.
A presidente do Tribunal, desembargadora Mari Eleda, elogiou o desempenho da Instituição no IGov. “O resultado alcançado é reflexo, pelo segundo ano consecutivo, de um esforço intenso envolvendo várias áreas do Tribunal. E só foi possível graças ao alinhamento de todos, servidores e magistrados, para o fortalecimento da cultura de governança na Instituição, o que nos permite administrar de maneira mais eficiente nossos recursos a fim de prestar um serviço de excelência à população”, destacou a presidente.
Ciclo
O ciclo de autoavaliação começa com o envio do questionário pelo TCU, com 100 itens. Em seguida é feita uma reunião com as áreas do Tribunal envolvidas para respondê-lo. De acordo com a Secretaria de Gestão Estratégica, a reunião serve para avaliar se o Tribunal cumpriu não cada questão proposta. Também é feita uma planilha de acompanhamento, onde são anotadas quais ações serão desenvolvidas para alcançar as recomendações ainda não cumpridas.
Entre as práticas questionadas pelo IGov, por exemplo, estão o estabelecimento de um código de ética e a adoção de um modelo de gestão de riscos para a Instituição. A primeira já é cumprida totalmente pelo Tribunal, enquanto a segunda encontra-se parcialmente realizada.
Texto: Carlos Nogueira / Arte: Simone Dalcin
Secretaria de Comunicação Social - TRT/SC
Núcleo de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa
(48) 3216-4302/4303 - secom@trt12.jus.br