TRT-SC alcança maior pontuação em participações no Prêmio CNJ de Qualidade

Apesar do esforço, faltaram apenas 0,2% para obter o Selo Diamante; com isso, TRT-SC leva Selo Ouro pela décima vez

02/12/2025 17h53, atualizada em 02/12/2025 18h32

O Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região (TRT-SC) recebeu, pela décima vez, o Selo Ouro do Prêmio CNJ de Qualidade 2025. O resultado foi anunciado nesta terça-feira (2/12) pelo Conselho Nacional de Justiça durante o 19º Encontro Nacional do Poder Judiciário, realizado em Florianópolis (SC), no Centro Integrado de Cultura.

O TRT-SC alcançou seu melhor desempenho no prêmio, com 89,8% do total de pontos, 0,2% abaixo do necessário para conquistar o Selo Diamante. A instituição se destacou na avaliação dos critérios de transparência e dados/tecnologia: no primeiro, atingiu 100% de cumprimento, frente aos 83,33% registrados em 2024; em dados e tecnologia, o desempenho também avançou, passando de 90,72% para 98,30%. Também foram avaliadas a governança (84,7%)  e a produtividade (80,5%).

“Este reconhecimento é fruto do trabalho contínuo e dedicado de todas as áreas do tribunal, que cumpriram de forma diligente cada item de sua responsabilidade. Temos um excelente time”, destacou o presidente do TRT-SC, desembargador Amarildo Carlos de Lima. Ele acompanhou a entrega do prêmio ao lado do gestor estratégico e de metas, juiz Roberto Nakajo, do juiz auxiliar da Presidência, Paulo André Jacon, e do diretor da Secretaria de Governança e Gestão Estratégica (Segest), Gustavo Ibarra. 

Para Ibarra, outro fator determinante para o resultado recorde foi a inclusão dos requisitos do prêmio no plano integrado de gestão da instituição, o Conexão Estratégica. “O Conexão serviu como um norte para o alcance do resultado. Com ele e o monitoramento da Segest, as equipes conseguiram fazer um acompanhamento frequente e focado dos itens exigidos”, afirmou.

O cumprimento integral do quesito Transparência fez a diferença na pontuação. Em relação a isso, o coordenador de Gestão de Processos, Marcelo Moretto, lembrou que as unidades administrativas mantiveram as páginas do portal do TRT-SC constantemente atualizadas, com links corretos, o que contribuiu para os auditores encontrarem todos os itens exigidos pelo regulamento do prêmio.  
 

Sobre o prêmio


Criado em 2019, o Prêmio CNJ de Qualidade substituiu o Selo Justiça em Números. Todos os tribunais do país participam (com exceção do Supremo Tribunal Federal - STF), e a avaliação considera cada segmento de Justiça: Estadual, Federal, do Trabalho, Eleitoral e Militar.

A depender do cumprimento de critérios estabelecidos, os tribunais são classificados em três categorias: Prata, Ouro e Diamante. Também é concedido o Prêmio Excelência ao tribunal com Selo Diamante que mais se destacou em seu segmento.

O TRT-SC obteve o Selo Diamante em duas oportunidades: 2020 e 2021. Nas demais edições, nunca ficou abaixo da Categoria Ouro.

Neste ano, conquistaram o Prêmio Excelência o TRT da 8ª Região (PA/AP), o TRE de Roraima, o TJ de Roraima e o TJ Militar de Minas Gerais.


Texto: Priscila Tavares
Secretaria de Comunicação Social
Divisão de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa 
(48) 3216-4000 - secom@trt12.jus.br  

Notícia com 66 visualizações

Leia Também: