Reforma do Fórum Trabalhista de Itajaí é concluída

Obra renovou fachadas, cobertura e áreas internas, ampliando as condições de uso do prédio

05/02/2026 16h06, atualizada em 05/02/2026 16h57
Coordenadoria de Projetos e Obras

Magistrados, servidores, advogados e demais cidadãos usuários do Fórum Trabalhista de Itajaí passaram a contar desde o início deste ano com um prédio com estrutura recuperada e ambientes internos renovados e mais acessíveis.

Executada pela Coordenadoria de Projetos e Obras (CPO) do Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região (TRT-SC), a reforma foi concluída no final de dezembro e teve como base estudos técnicos iniciados pela própria área em 2023.
 

Benefícios no dia a dia


A obra trouxe avanços visíveis para quem utiliza o fórum diariamente. A manutenção estrutural recuperou partes do concreto que apresentavam desgaste, enquanto a correção de fissuras na alvenaria e a recuperação da cobertura eliminaram pontos de infiltração que vinham causando danos a diferentes áreas da edificação.

Também foram renovadas as pinturas interna e externa, tornando o prédio mais agradável visualmente e solucionando problemas decorrentes de mofo. As melhorias foram complementadas por ações de paisagismo, com a inclusão de plantas na edificação.

A reforma incluiu ainda a troca de persianas e esquadrias com defeitos e adequações nos sistemas e equipamentos de acessibilidade, assegurando melhores condições de uso e atendimento às normas legais vigentes.
 

Planejamento e execução


O projeto foi desenvolvido integralmente pela CPO a partir de avaliações técnicas realizadas ao longo de 2023 e 2024, período em que foram mapeadas as necessidades do prédio. Após a conclusão dessa etapa e a liberação dos recursos, a execução da reforma foi autorizada, resultando na entrega do fórum ao final de 2025.

 

Imagem de um telhado reformado
Cobertura do prédio foi recuperada, eliminando infiltrações

 

Movimentação Processual

Durante 2025, as três varas do trabalho de Itajaí receberam 6 mil casos novos e solucionaram 5,1 mil. A maioria dos processos foi encerrada por meio de sentenças (58,2%), enquanto 41,8%, por acordo.

Ao final do ano, as varas tinham um estoque de 4,7 mil processos na fase de execução, momento em que a ação transitou em julgado e resta o pagamento da dívida trabalhista.
 


Texto: Carlos Nogueira
Secretaria de Comunicação Social 
Divisão de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa 
(48) 3216-4303 / 4320 - secom@trt12.jus.br

Notícia com 72 visualizações

Leia Também: