Com foco em sustentabilidade, nova sede do Fórum de Tubarão será inaugurada na terça (18/11)

Edificação conta com bacias de retenção de água e pátio interno que favorecem ventilação e iluminação natural

13/11/2025 15h54, atualizada em 13/11/2025 17h09
Fotos: Coordenadoria de Projetos e Obras/TRT-SC

A Justiça do Trabalho vai inaugurar na próxima terça-feira (18/11), a partir das 14h30, a nova sede do Fórum Trabalhista de Tubarão. O prédio substitui as antigas instalações de 1970, que sofriam com problemas estruturais — especialmente infiltrações — e não dispunham de estacionamento para os usuários.

Localizado próximo ao Tribunal de Justiça e ao shopping da cidade, o novo fórum tem área construída de 676 metros quadrados e foi projetado de acordo com os referenciais do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT). Além disso, segue as novas diretrizes de obras do TRT-SC, com padrões de mobiliário e divisórias diferenciados, incorporando design contemporâneo.

De acordo com a servidora que coordenou o projeto da obra, arquiteta Naira Oszowski, o leiaute foi pensado para atender tanto o público interno quanto o externo com mais eficiência e bem-estar. A edificação é térrea, o que elimina a necessidade de escadas e elevadores, tornando o espaço plenamente acessível a pessoas com deficiência.

Entre os destaques da obra, que teve a fiscalização do engenheiro Adalberto Knoth, também servidor da Coordenadoria de Projetos e Obras, estão as soluções voltadas à sustentabilidade ambiental. As áreas de público e de trabalho foram planejadas para aproveitar ao máximo a iluminação natural e a ventilação cruzada, reduzindo significativamente o uso de energia elétrica para iluminação e climatização.

O prédio também conta com um pátio interno que melhora a circulação do ar e facilita as manutenções nas condensadoras de ar-condicionado, sem necessidade de intervenções no telhado.
 

Bacias de amortecimento


Outro elemento de destaque é o sistema de bacias de amortecimento instaladas para conter e controlar a drenagem pluvial. Com capacidade total de cerca de 84 mil litros, as bacias armazenam a água da chuva captada dos telhados e do estacionamento privativo. Essa água é liberada gradualmente por tubulações, retardando o deságue na rede pública e contribuindo para minimizar alagamentos nas redondezas — um importante diferencial em tempos de eventos climáticos extremos.

O novo fórum, que começou a ser construído em julho do ano passado, também valoriza a mobilidade sustentável, com bicicletário e vestiários para ciclistas, além de um estacionamento ampliado e bem distribuído para servidores, magistrados e público em geral.

“Mais do que uma nova edificação, o Fórum Trabalhista de Tubarão simboliza uma mudança de paradigma: um espaço público moderno, acessível e ambientalmente responsável, à altura das necessidades da Justiça do Trabalho e da comunidade da região”, afirma o presidente do TRT-SC, desembargador Amarildo Carlos de Lima.


 

Espaço gramado cavado a um metro abaixo do nível da rua, gradeado e com uma tubulação de escape
Bacia de retenção de água tem capacidade para 84 mil litros e minimiza alagamentos das redondezas

Jurisdição


A jurisdição de Tubarão atende uma população de cerca de 268 mil pessoas, conforme estimativas recentes do IBGE, sendo 115 mil apenas em Tubarão. Além do município-sede, é formada Armazém, Braço do Norte, Capivari de Baixo, Grão Pará, Gravatal, Jaguaruna, Pedras Grandes, Pescaria Brava, Rio Fortuna, Sangão, Santa Rosa de Lima, São Ludgero, São Martinho e Treze de Maio.

Nos últimos 12 meses, as duas varas do trabalho de Tubarão receberam 2,6 mil novos processos e julgaram 2,2 mil. Em média, um processo leva seis meses para ser julgado em Tubarão, considerando o prazo que vai do ajuizamento da ação à publicação da sentença.


Serviço

O que? Inauguração do novo Fórum Trabalhista de Tubarão
Quando? Terça-feira (18/11), às 14h30
Onde? Rua São Luiz, esquina com Rua Aracaju, nº 771, Vila Moema

 
Secretaria de Comunicação Social
Divisão de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa 
(48) 3216-4000 - secom@trt12.jus.br 
 

Notícia com 39 visualizações

Leia Também: