“Ética, inteligência artificial e sistema de precedentes” será o tema central das ações formativas
A Escola Judicial do TRT-SC (Ejud-12) definiu o eixo temático que orientará as atividades de formação em 2026: “Ética, inteligência artificial e sistema de precedentes na Justiça do Trabalho: tecnologia, dignidade humana e responsabilidade judicial.” A proposta foi apresentada na última sexta-feira (6), durante a primeira reunião da direção com a coordenação técnico-científica da nova gestão da Escola.
O eixo articula ética judicial, precedentes e inteligência artificial (IA) como pilares de uma formação voltada a uma Justiça do Trabalho crítica, humanista, responsável e alinhada aos princípios constitucionais. A escolha também considera as diretrizes regulatórias do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e da Enamat sobre o uso de IA no Judiciário, reforçando a necessidade de transparência, controle e responsabilidade na aplicação de novas tecnologias.
Participaram da reunião a diretora da Ejud, desembargadora Mirna Uliano Bertoldi; a vice-diretora, juíza Maria Beatriz Vieira da Silva Gubert; o coordenador pedagógico, juiz Armando Luiz Zilli, e a diretora de secretaria da Escola, servidora Simone Pereira. Pela coordenação técnico-científica participaram de forma telepresencial o desembargador Narbal Antônio de Mendonça Fileti; as juízas Sandra Silva dos Santos e Michelle Denise Durieux Lopes Destri e o juiz Luis Fernando Silva de Carvalho.
“Com o eixo temático de 2026, a Ejud12 reafirma o compromisso com uma formação crítica e humanista, que acompanhe as transformações tecnológicas sem perder de vista a dignidade da pessoa humana, a ética judicial e a responsabilidade na tomada de decisões”, destacou a diretora da Ejud e vice-presidente do tribunal, desembargadora Mirna Bertoldi.
Primeiro evento do ano
Além da apresentação do eixo temático, o grupo tratou da aula inaugural, marcada para 6 de março, com o tema “Dia Internacional da Mulher: Gênero, Raça e as Jurisvivências dos corpos diante da Lei”. A palestra será ministrada por Flávia Martins de Carvalho, juíza auxiliar no Supremo Tribunal Federal (STF) e juíza de Direito do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP).
- Saiba mais sobre a aula inaugural (link externo)
Secretaria de Comunicação Social
Divisão de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa
(48) 3216-4303 / 4320 - secom@trt12.jus.br


