Aula Inaugural - Dia Internacional da Mulher: Gênero, Raça e as Jurisvivências dos corpos diante da Lei

Data: 6 de março de 2026
Horário: das 14h às 16h
Carga horária: 2 horas
Público-alvo: magistradas, magistrados, servidoras, servidores, estagiárias, estagiários, aprendizes do TRT-SC; integrantes de outros TRTs/TST e público em geral.
Modalidade: presencial com transmissão
Locais:
Presencial: Sala de Sessões do Pleno (Rua Esteves Júnior, 395, Centro, Florianópolis)
Telepresencial: link de acesso será encaminhado na confirmação de inscrição
Palestrante: Flávia Martins de Carvalho
Juíza Auxiliar no Supremo Tribunal Federal (STF);
Juíza de Direito do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP);
Doutora em Filosofia e Teoria Geral do Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP);
Bolsista do Columbia Women´s Leardshop Network, da University of Columbia Global Center (Rio de Janeiro e Nova York);
Professora e pesquisadora nas áreas de Filosofia e Teoria do Direito e da Constituição, Direito e Literatura, Raça e Gênero.
Conteúdo Programático:
Questões de gênero e de raça e os desafios trazidos pela Inteligência Artificial;
Jurisvivência como lente de análise para construção de um Direito mais inclusivo.
Instrumento de validação:
para magistrados(as) do TRT-SC - inscrição prévia utilizando o SISEJUD; registro de presença e preenchimento de avaliação de aproveitamento.
para servidores(as) do TRT-SC - inscrição prévia utilizando o SISEJUD e registro de presença.
Inscrição AQUI até 5 de março AQUI
Por motivos de restrições orçamentárias, não haverá custeio de diárias e passagens para magistrados(as) e servidores(as)
Alinhamento com ENAMAT: o conjunto de atividades formativas desta atividade está alinhado às diretrizes previstas nos eixos/subeixos teórico-práticos de competências gerais/específicas, da Resolução ENAMAT nº 28/2022 - Anexo 6, com o objetivo de desenvolver competências, como segue: Eixos: 3. Direito e Sociedade. Subeixos: 3.2 Gênero, Raça e Diversidade
Leituras recomendadas:
- Jurisvivência, Flávia Martins de Carvalho
- Canção para ninar menino grande, Conceição Evaristo
- Olhos d'água, Conceição Evaristo
- Insubmissas lágrimas de mulheres, Conceição Evaristo
- Histórias de leves enganos e parecenças, Conceição Evaristo
- Becos da Memória, Conceição Evaristo
- Tempos difíceis, Charles Dickens
- Quarto de despejo, Carolina Maria de Jesus
- Eu, empregada doméstica, Preta-Rara
- Solitária, Eliana Alves Cruz
- Cartas a uma negra, Françoise Ega
- Torto Arado, Itamar Vieira Junior
- Goela Seca, Jô Freitas



