Escola Judicial promove 3º Módulo de Formação Continuada a partir de quarta-feira (19/8)

Litigância predatória, IA, discriminação no trabalho e a nova NR-1 estão entre os temas que serão abordados nas 15 horas de conteúdo

14/08/2026 13h30, atualizada em 18/08/2026 17h22

A Escola Judicial do TRT-SC (Ejud-12) promove, de 19 a 21 de agosto, o terceiro dos quatro módulos de formação continuada deste ano. Em formato híbrido, a atividade é voltada a magistradas, magistrados, servidoras, servidores e demais colaboradores do TRT-SC, além de integrantes de outros tribunais e do Ministério Público do Trabalho (MPT).

Serão ao todo quatro palestras/conferências, dois painéis e um minicurso, totalizando 15 horas de conteúdo. As inscrições devem ser feitas pela página do Sistema das Escolas Judiciais até o início do evento. Para quem optar pela modalidade telepresencial, o link de acesso às palestras e aos painéis será enviado na confirmação da inscrição.  

 

Programação

 

A Ejud-12 é a unidade do TRT-SC responsável pela formação e capacitação de magistradas, magistrados, servidoras e servidores do TRT-SC. Neste ano, a Escola definiu como eixo temático de estudos “Ética, inteligência artificial e sistema de precedentes na Justiça do Trabalho: tecnologia, dignidade humana e responsabilidade judicial”.

A conferência de abertura do 3º Módulo será às 14h de quarta-feira (19/8) e vai tratar da litigância predatória na Justiça do Trabalho, com o desembargador-presidente do TRT-SC Sebastião Geraldo de Oliveira. Na sequência, serão discutidos outros dois assuntos: inclusão e discriminação no trabalho das pessoas LGBTQIAPN e a verificação das regras de conformidade no uso da inteligência artificial no Judiciário.

Imagem
Mulher parda de cabelos cacheados, sorridente, sentada em uma cadeira. Ao lado dela, uma tela de pintura com o rosto de uma mulher negra
Artista visual Carla Quadros

Na quinta-feira, na parte da manhã, o público poderá acompanhar um painel sobre reclamação pré-processual, e, de tarde, o minicurso sobre o protocolo do CNJ para julgamento com perspectiva de gênero: aspectos teóricos e práticos”.

A conferência de encerramento ficará a cargo do professor da Unicamp Ricardo Antunes, que falar sobre precarização nas relações de trabalho. Antes, acontecerá o painel sobre “Riscos psicossociais na NR-01: gestão do trabalho, saúde mental e responsabilidade do empregador”

 

Exposição

Em paralelo ao módulo, na sala multiuso do Pleno, irá acontecer até 25 de agosto a exposição "Mulheres", da artista visual Carla Quadros. As oito telas celebram a força, a resistência e o legado de mulheres inspiradoras que lutaram pela garantia de direitos e pela emancipação feminina. A exposição é uma iniciativa da Ouvidoria da Mulher, em parceria com a Ejud-12.
 

 

Bernardo Vieira Alves (estagiário)
Supervisão: Clayton Wosgrau
Secretaria de Comunicação Social do TRT-SC
Divisão de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa 
(48) 3216-4000 - secom@trt12.jus.br 

Notícia com 191 visualizações

Leia Também: