Lages ganha centro de conciliação para processos trabalhistas nesta sexta (26)

25/10/2018 10h45
Fórum Trabalhista de Lages
De janeiro a setembro deste ano, as três varas do trabalho de Lages firmaram quase 50% de acordos


A implementação de centros de conciliação para processos trabalhistas em Santa Catarina segue a todo vapor. Desta vez, quem vai receber o Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Disputas, conhecido como Cejusc, é o Fórum Trabalhista de Lages, região serrana do Estado. A inauguração está marcada para esta sexta (26), às 11h, e terá a presença da presidente do TRT-SC, desembargadora Mari Eleda, que já instalou outros quatro Centros (Itajaí, Jaraguá do Sul, São José e Joinville) de maio para cá.

De acordo com a diretora do Foro, a juíza titular da 1ª VT Patrícia Pereira de Sant'Anna, a instalação do Cejusc é aguardada com ansiedade por juízes, servidores e advogados de Lages. “Teremos agora a possibilidade de tratar a conciliação de uma forma mais direta, individualizada e com dedicação exclusiva”, afirma a magistrada, que também será a coordenadora do Centro.

Desde o início deste ano até o final de setembro, as três varas do trabalho de Lages solucionaram 2,4 mil processos, sendo 1.171 por meio de acordos, o que representa um índice de quase 50% - a média estadual é de 44%. Segundo Patrícia Sant’Anna, com a instalação do Cejusc a expectativa é melhorar ainda mais o percentual de conciliação da unidade.

O que é o Cejusc

O Cejusc é um espaço projetado para incentivar a autocomposição entre as partes, com um funcionamento diverso de uma audiência tradicional. Nesse ambiente, o juiz atua como um orientador da negociação que transcorre entre os envolvidos no processo, e não como julgador. O leiaute também é diferenciado e segue as recomendações do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), com mesas redondas para facilitar a conversa e imagens de paisagens nas paredes, buscando inspirar paz e tranquilidade.

De acordo com a desembargadora Mari Eleda, as audiências realizadas no Cejusc são momentos especiais, destinados à reconstrução de uma relação que foi quebrada. “Não há processo no centro de conciliação, não se busca um juiz para decidir em favor de A ou B, mas sim uma solução que atenda aos interesses de A e B”, pondera a presidente do TRT-SC, que pretende expandir os centros de conciliação para todo o Estado até o final do ano que vem.

  •     Os processos que vão para o Centro de Conciliação são previamente selecionados pelas varas do trabalho. Mas se você tem interesse em buscar um acordo em seu processo, basta fazer o pedido para cejusclgs@trt12.jus.br, ou telefonar para (49) 3221-4797.

 


Serviço

O que: Inauguração do Centro de Conciliação do Fórum Trabalhista de Lages
Quando: Sexta (26), às 11h
Onde: Fórum Trabalhista de Lages: Rua James Robert Amos, nº 184, Centro

 

 

Texto: Letícia Cemin / Foto: Secom
Secretaria de Comunicação Social - TRT/SC
Núcleo de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa
(48) 3216-4302 / 4303 - secom@trt12.jus.br

 

Leia Também: