TRT-SC e Município de Criciúma firmam parceria para promover aprendizagem profissional

Termo de adesão foi assinado durante a terceira edição do Jovem Aprendiz no Mercado de Trabalho e prevê ações conjuntas para reduzir o trabalho infantil, com foco no estímulo à aprendizagem

15/10/2026 15h18, atualizada em 15/10/2026 15h47
Andréia Limas (Acic)

O Município de Criciúma é o mais novo parceiro da Justiça do Trabalho no combate ao trabalho infantil e na promoção da aprendizagem. Na quarta-feira (14/10), o maior município do sul do estado aderiu ao Programa de Erradicação do Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem (Petiea), mantido pelo Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região (TRT-SC).  

O termo foi assinado pela juíza do Trabalho Janice Bastos, que atua em Criciúma, e pelo prefeito Vagner Espindola Rodrigues durante a terceira edição do “Jovem Aprendiz no Mercado de Trabalho”, promovido pelo TRT-SC em parceria com o Ministério Público do Trabalho. O evento aconteceu na Associação Empresarial de Criciúma (Acic).

O documento prevê a colaboração entre as partes na elaboração e execução de políticas públicas voltadas à prevenção e à erradicação do trabalho infantil, com ações nas áreas de educação e compartilhamento de dados. A iniciativa também estabelece a criação de um plano de ação para reduzir o número de crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil no município.
 

Conexão Aprendiz
 

As atividades acontecerão, principalmente, por meio do Programa Conexão Aprendiz, desenvolvido pelo município e que busca promover a aprendizagem profissional em Criciúma a partir da articulação entre empresas, jovens, entidades qualificadoras e instituições parcerias.

“A inclusão do jovem aprendiz no mercado de trabalho não é meramente o cumprimento de cotas legais. Além de um papel social relevante, também é muito importante para as empresas e pode resultar em benefícios para todos”, avalia Janice Bastos.

Para Vagner Espíndola, é preciso preparar os espaços para as futuras gerações, tendo em mente que as percepções, o acesso à informação e o próprio mundo do trabalho mudam. “Com o combate ao trabalho infantil e o estímulo à aprendizagem, possibilitamos aos jovens descortinar suas habilidades cognitivas e funcionais para acompanhar essa transformação”, observa o prefeito de Criciúma.
 

Jovem Aprendiz no Mercado de Trabalho
 

Realizado pela terceira vez em Criciúma, o evento Jovem Aprendiz no Mercado de Trabalho é voltado a profissionais de recursos humanos, com foco no cumprimento da cota de aprendizagem, especialmente por empresas da região que ainda não atingiram o percentual exigido pela Lei 10.097/2000.

Ela obriga empresas de médio e grande porte a contratarem jovens entre 14 e 24 anos em um percentual de 5% a 15% do total de empregados cujas funções exigem formação profissional. Na prática, isso permite que o jovem trabalhe sem abandonar os estudos, sendo também uma excelente oportunidade de primeiro emprego.

Em Santa Catarina, 20.574 empresas estão enquadradas nos critérios legais. Dados de 1º de junho de 2026 apontavam uma cota prevista de 63.926 vagas, das quais 39.324 estavam preenchidas, deixando 24.602 oportunidades ainda abertas no Estado.

“Sabemos da demanda que temos por mão de obra e que esses jovens aprendizes podem contribuir hoje e no futuro, trazendo seus talentos para as empresas do sul de Santa Catarina. No estado, temos um déficit muito grande na colocação de jovens aprendizes, e nós, como empresários, precisamos nos conscientizar da importância da nossa participação nesse processo. Quem já investiu sabe o retorno gerado por essa iniciativa”, ressalta Franke Hobold, presidente da Acic.
 

Imagem
Foto lateral mostra um grupo de cerca de 40 pessoas sentadas em cadeiras
Evento tem por objetivo sensibilizar profissionais de RH das empresas sobre as vantagens do contrato de aprendizagem

 

Experiência das empresas
 

O encontro também abriu espaço para compartilhar experiências práticas de inserção de jovens no mercado de trabalho. O superintendente do Nações Shopping, Mário Sorato Gaidzinski, apresentou um case de aprendizagem profissional, com a participação do jovem aprendiz Carlos Alexandro da Silva Pegoraro.

Encerrando a programação, as profissionais Aline Archer, psicóloga e mentora de carreira e negócios, e Jeisa Benevenuti, doutora em Psicologia e consultora em desenvolvimento humano, liderança, gestão de pessoas e inovação corporativa, conduziram a palestra “Gestão emocional: o alicerce de equipes fortes”.

Além da Acic, apoiaram a terceira edição do Jovem Aprendiz no Mercado de Trabalho a ABRH Sul Catarinense, Abadeus Centro de Inovação Social, OAB-SC – Subseção de Criciúma, Superintendência Regional do Trabalho e Emprego e Prefeitura de Criciúma.

 

Bernardo Vieira Alves (estagiário), com informações da Assessoria de Comunicação da Acic
Supervisão: Clayton Wosgrau
Secretaria de Comunicação Social do TRT-SC
Divisão de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa 
(48) 3216-4000 - secom@trt12.jus.br 
 

Notícia com 29 visualizações

Leia Também: