Cerca de 40 magistrados e servidores do primeiro grau do Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região (TRT-SC) participaram na terça (30) do treinamento da nova versão do PJe, a 2.4.0 (Aroeira). A mudança começa a valer a partir de segunda (5) e deve promover uma transformação profunda na forma de utilizar o sistema.
Ministrado pelo juízes Fabiano Pfeilsticker, coordenador nacional do PJe para a Justiça do Trabalho, e Luiz Evaristo Osório Barbosa, do TRT da 3ª Região (MG) e integrante do Grupo Nacional de Negócio do PJe, o curso é uma iniciativa do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT).
Pfeilsticker, que também é juiz auxiliar da Presidência do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e do CSJT, explicou que a nova versão foi desenvolvida em conjunto com os regionais de todo o país. “Essa é uma das maiores mudanças já feitas na plataforma e foi desenvolvida com o objetivo de deixá-la mais fácil, simples e rápida de se usar”, afirmou, destacando que desde o PJe 2.0 a migração de sistemas é baseada em quatro premissas: acessibilidade, usabilidade, performance e segurança.
A nova versão inclui 42 novidades. Entre elas está a internalização da Gestão Interna de Gabinete e Secretaria (Gigs), ferramenta desenvolvida pelo TRT-SC e incorporada ao PJe para facilitar o controle do fluxo dos processos. “A principal qualidade do Gigs é a possibilidade de delimitar a tarefa de cada servidor, mostrar de forma transparente o que ainda está pendente e consequentemente melhorar a gestão da vara do trabalho” assinalou.
Entre as outras novidades o magistrado destacou a assinatura por meio do QR Code, sem a necessidade de certificado digital, a integração de relatórios gerenciais que ajudam na gestão da vara, a reformulação na maneira de gerenciar as perícias e a consulta processual unificada em toda a Justiça do Trabalho.
A abertura da capacitação foi feita pela presidente do Tribunal, desembargadora Mari Eleda, que agradeceu o trabalho dos magistrados instrutores e falou da expectativa em conhecer a nova versão. “Ouvi falar muito bem das mudanças, como a integração do sistema Gigs, que é o nosso orgulho”, pontuou a magistrada, desejando sucesso no treinamento.
Na quinta (1) será a vez dos magistrados e servidores da 2ª instância a receberem o treinamento, que terá como instrutores os servidores Roberto Carlos de Almeida, diretor da Secretaria-Geral Judiciária do TRT-SC, e Rogério Silva Carneiro, do TRT da 1ª Região (RJ), ambos integrantes do Grupo Nacional de Negócio do PJe.
Os treinamentos estão sendo gravados e ficarão disponíveis na página do Serviço de Educação Corporativa do TRT-SC, na intranet, para que todos possam acessar e conhecer as novidades versão 2.4.
Texto: Luana Cadorin / Fotos: Adriano Ebenriter
Secretaria de Comunicação Social - TRT/SC
Núcleo de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa
(48) 3216-4306 / 4307 /4348 - secom@trt12.jus.br