Três magistrados do TRT-SC aproveitaram a celebração do Dia em Memória às Vítimas de Acidentes do Trabalho, que acontece nesta sexta-feira (28 de abril), para fazer palestras sobre o tema em diferentes cidades catarinenses. A data foi criada em 1969 no Canadá como forma de homenagear 78 mineiros dos Estados Unidos que morreram numa explosão no ano anterior, e desde 2005 é comemorada por lei no Brasil.
O primeiro evento aconteceu na segunda-feira (24). O juiz Ricardo Jahn, da VT de Araranguá e integrante do Comitê Gestor Nacional do Programa, falou aos alunos de Direito da Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul) em Araranguá. Um dos gestores regionais do programa no estado, Jahn quer aproveitar a data para divulgar as ações da Justiça do Trabalho e estimular os acadêmicos a refletir sobre as consequências sociais e econômicas dos acidentes para a comunidade.
Na terça, ele também conversou com jovens aprendizes da Associação Beneficente Abadeus, em Criciúma. "Quis despertar nesses jovens trabalhadores a consciência da prevenção de acidentes no trabalho, que podem causar sequelas para uma vida toda", disse.
Na quarta (26), às 14h, em Jaraguá do Sul, a juíza da 1ª VT Adriana Camargo (foto) participou do workshop “Segurança do Trabalho e Saúde Corporativa”, promovido pela Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH), no Sesi. Ela abordou os novos desafios dos magistrados na área da prevenção.
Na quinta, a juíza Desirré Bollmann, da 1ª VT de Blumenau (à esquerda), foi uma das palestrantes do evento “Prevenção de doenças ocupacionais”, organizado pela Gerência Regional do Trabalho de Blumenau. Voltada para o setor têxtil e de vestuário, a série de palestras reuniu especialistas do Ministério do Trabalho, Ministério Público, Fundacentro e sindicatos. A entrada é gratuita, bastando fazer a inscrição neste link.
Números
Segundo os dados oficiais, o Brasil registrou 612 mil acidentes de trabalho no ano passado, sendo um dos paises com maior número de casos no mundo. “O único caminho é a prevenção”, apontou o desembargador do TRT-SC Roberto Guglielmetto, gestor regional do Trabalho Seguro, em entrevista sobre o tema que pode ser conferida aqui.
Texto: Fábio Borges / Foto: Divulgação
Secretaria de Comunicação Social - TRT/SC
Núcleo de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa
(48) 3216-4306 / 4307 /4348 - secom@trt12.jus.br