Desembargador do TRT-SC abre evento do Sinduscon sobre prevenção a acidentes de trabalho

24/10/2016 17h25
Desembargador Guglielmetto fala em evento no Sinduscon
Guglielmetto reforçou a importância da prevenção


A cada dez minutos, uma pessoa morre no mundo por acidente de trabalho na construção civil. Esse foi um dos alertas dados pelo gestor do Programa Trabalho Seguro (PTS) em Santa Catarina, desembargador do TRT-SC Roberto Guglielmetto, na abertura da segunda edição da Semana Externa de Prevenção à Acidentes do Trabalho (Sepat) do Sindicato da Indústria da Construção Civil da Grande Florianópolis (Sinduscon), nesta segunda-feira (24).

A construção civil é um dos setores de atividade econômica em que mais ocorrem acidentes de trabalho. Segundo dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT), 60 mil deles resultaram em morte no ano de 2013. Dados do Anuário Estatístico de Acidentes do Trabalho (AEAT) do INSS revelam que, em 2014, ocorreram em Santa Catarina 2.809 acidentes e doenças no setor.

Guglielmetto destacou que o caminho para alterar esse quadro é o da prevenção. “Acidentes não acontecem por acaso, mas sim por descaso”, disse o desembargador, que também abordou os riscos envolvendo transtornos mentais, tema do PTS deste ano. “Para evitar acidentes, também é importante criar um ambiente de trabalho psicologicamente saudável”, complementou.
 

Sem alegria

Realizada pelo Sinduscon e pelo Serviço Social da Indústria da Construção Civil (Seconci), empresas parceiras do PTS, a Sepat terá até sexta-feira (28) 25 palestras voltadas a engenheiros e técnicos de segurança do trabalho e empregados da construção civil. Entre os assuntos abordados estão acuidade visual, direção defensiva, doenças sexualmente transmissíveis, prevenção de câncer e saúde bucal. Também haverá sorteio de brindes que reforçam a importância dos temas apresentados. A maior parte das atividades acontecerá nos canteiros de obras das empresas contribuintes do Seconci. A expectativa é que cerca de mil trabalhadores participem. 
 

Marco Alberton, presidente do Sinduscon
Marco Aurélio Alberton


O presidente do Sinduscon, Marco Aurélio Alberton, destacou na abertura do evento a preocupação do sindicato com o tema. “Como diria o ex-presidente do Seconci, José Castelo Deschamps, não existe alegria ao entregar uma obra onde alguém perdeu a vida ou sofreu um acidente”, reafirmou Alberton.

 

 

 

Texto: Carlos Nogueira / Fotos: Adriano Ebenriter
Secretaria de Comunicação Social - TRT/SC 
Núcleo de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa
(48) 3216-4306 / 4307 /4348 - secom@trt12.jus.br

 

Leia Também: