TRT-SC e Fiesc assinam protocolo de intenções para reduzir acidentes de trabalho no Estado

30/11/2012 10h58

O Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região (TRT-SC) passa a contar, a partir desta segunda-feira (3), com uma parceria estratégica na prevenção de acidentes de trabalho. A Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc) vai assinar, em conjunto com o Tribunal, o protocolo de intenções do Programa Trabalho Seguro, em ato marcado para as 9h, na sede da Federação, em Florianópolis.

O Programa é uma iniciativa nacional liderada pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) e pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST) para reduzir o número de acidentes de trabalho no Brasil, que dobrou entre 2001 e 2010, chegando a 701 mil, com 2,7 mil mortes, segundo o anuário estatístico do INSS.

Santa Catarina ocupa a sexta posição nesse ranking negativo: foram 47 mil ocorrências em 2010 (dado mais recente), com 152 mortes. A atividade isolada que mais provoca acidentes é o abate de aves, suínos e outros pequenos animais, com 2.584 casos em 2010.

O trabalho em frigoríficos, aliás, é o foco do Programa em Santa Catarina. Há 45 dias, a presidente do TRT catarinense, Gisele Pereira Alexandrino, enviou ofícios a 38 empresas do setor convidando-as a aderir, mas obteve apenas uma resposta, a da Cooperativa Central Aurora, de Chapecó.

A Fiesc será a 11ª instituição a assinar o protocolo de intenções, que prevê quatro obrigações comuns: colaborar na implementação de políticas públicas; promover estudos e pesquisas sobre causas e consequências; fomentar ações educativas e pedagógicas; criar e alimentar banco de dados comum.

Tabela com as instituições que já aderiram ao PTS


Serviço

O quê: Adesão pela Fiesc ao Programa Trabalho Seguro, do TRT-SC.
Quando: segunda-feira, 03 de dezembro.
Horário: 9h
Onde: na sede da Fiesc, na Rodovia Admar Gonzaga, 2.765, Bairro Itacorubi, Florianópolis. 

 

 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação do TRT-SC
(48) 3216.4320/4306/4303 - ascom@trt12.jus.br

 

 

Leia Também: