Gigantes do mercado catarinense como Pepsico, Itaú, Cassol e Tupy responderam ao convite do Judiciário e vão propor acordos em 143 processos que têm recursos tramitando na Justiça do Trabalho. As audiências vão ocorrer na sede do Tribunal Regional do Trabalho (TRT-SC), em Florianópolis, durante a 3ª Semana Nacional da Conciliação Trabalhista, que este ano acontece de 22 a 26 de maio.
Além dos processos listados pelas empresas, de forma voluntária, a rodada de negociações também inclui outras 53 ações que foram inscritas pelos próprios trabalhadores ou indicadas pelos desembargadores do Tribunal. Ao todo serão 200 tentativas de conciliação envolvendo apenas processos que já estão em grau de recurso — o maior número já registrado nas três edições do evento.
No ano passado, a Semana obteve mais de 900 conciliações em ações do primeiro e do segundo grau, garantindo o pagamento de R$ 23 milhões em dívidas trabalhistas em todo o estado (veja o box abaixo). Com a adesão cada vez maior de grandes litigantes como Banco do Brasil, Caixa e Santander, a expectativa é que o bom desempenho volte a se repetir este ano, de acordo com o Serviço de Conciliação e Apoio às Atividades Judiciárias (Secaj) do TRT-SC, responsável pela organização do evento.
Fonte: SECAJ/TRT-SC
Veja também:
Texto e arte: Fábio Borges / TST
Secretaria de Comunicação Social - TRT/SC
Núcleo de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa
(48) 3216-4306 / 4307 /4348 - secom@trt12.jus.br