Na madrugada de sexta para sábado (17), será instalada uma nova aplicação para aprimorar a segurança da consulta pública do PJe. A funcionalidade captcha utilizada atualmente – aquela combinação de letras e números que o usuário deve digitar para acessar uma página - será reforçada pela recaptcha, que vai funcionar como uma camada superior de proteção aos dados do sistema.
A mudança vai ocorrer inicialmente nas consultas processuais do PJe e será mais percebida apenas pelo público externo, como advogados e partes. Para não prejudicar a usabilidade, o código de segurança será exigido novamente somente após transcorridas três horas da primeira consulta.
Robôs
A instalação de dispositivos para garantir maior proteção aos dados foi determinada pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) a todos os Regionais, com o objetivo de coibir pesquisas ilícitas realizadas através de ações automatizadas. Os servidores Valdir Cunha e Carlos Une, que trabalham nas equipes de Sustentação e Infraestrutura dos sistemas de Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) do Tribunal, respectivamente, revelam que diariamente são bloqueadas diversas pesquisas desta natureza.
“Nosso sistema é capaz de identificar muitos acessos em um único segundo, conduta incompatível com seres humanos operando máquinas”, explica Cunha”. As tentativas de invasão, segundo ele, provavelmente acontecem para obter dados de partes envolvidas em ações trabalhistas que podem ser utilizadas para diversos fins – nem sempre legais.
O Recaptcha bloqueia as ações automatizadas, legitimando os usuários que desejam obter informações processuais a que a consulta pública se destina. A intenção é que essa aplicação seja instalada também na consulta de jurisprudência. “Queremos ampliar a segurança em todas as consultas externas que forem implementadas daqui pra frente”, conclui o servidor.
Texto: Camila Velloso / Imagem: iStock
Secretaria de Comunicação Social - TRT/SC
Núcleo de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa
(48) 3216-4306 / 4307 /4348 - secom@trt12.jus.br