Para novo desembargador do TRT-SC, sistema de Justiça deve garantir cenário de estabilidade, segurança e previsibilidade

13/12/2016 13h15
Desembargador Alexandre Ramos após ato de  posse
Clique na imagem e acesse o álbum de fotos da cerimônia de posse


Após 23 anos de magistratura, tomou posse na segunda-feira (12) o mais novo desembargador do TRT-SC, o juiz do Trabalho Alexandre Luiz Ramos. Pelo critério de merecimento, o magistrado vai ocupar a vaga de Águeda Maria Lavorato Pereira, aposentada em agosto deste ano.

No discurso de posse, Alexandre Ramos reforçou que o momento vivido no país, de severa crise econômica, é uma oportunidade para se refletir sobre o papel da Justiça do Trabalho. Nesse contexto, segundo ele, o sistema de Justiça – entendido como a legislação, o Poder Judiciário, o Ministério Público, a advocacia, a fiscalização, etc. – deve ser o guardião do cenário de estabilidade, segurança e previsibilidade, tanto para quem trabalha como também para quem investe e empreende.

“Só assim teremos o necessário desenvolvimento econômico, de forma que a Justiça do Trabalho deve, também, se preocupar com as condições da vida e não somente com a dimensão das leis”, acentuou o magistrado, que entrou na Justiça do Trabalho em 1988, como servidor. “A melhor legislação trabalhista, a mais rígida e humanista, não tem efetividade sem desenvolvimento econômico”, avaliou Ramos.

De acordo com o magistrado, se o mundo se transforma numa velocidade nunca antes sentida na história humana, a única opção que não existe é a da não-reforma. “A reforma será e deve ser feita e a Justiça do Trabalho deve assumir seu protagonismo neste processo”, propôs o desembargador.
 

Vídeo com desembargador Alexandre
Alexandre Ramos fala sobre o papel da Justiça do Trabalho no cenário de crise. Clique na imagem e assista.

Cenário difícil

A desembargadora Gisele Pereira Alexandrino deu boas-vindas ao novo desembargador em nome do Tribunal e destacou o comprometimento de Alexandre Ramos com a instituição. “Sem prejuízo de suas atividades jurisdicionais, sempre colaborou com a Administração, tendo participado de diversos Comitês neste Regional”, lembrou a desembargadora, que foi gestora, ao lado dele, do Programa Trabalho Seguro nos anos de 2012 e 2013.

O procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho de Santa Catarina (MPT-SC), Marcelo Goss Neves, também saudou o empossado. “Já conheço o bom trabalho realizado por ele na 6ª Vara do Trabalho de Florianópolis e espero que continue com paciência e dedicação, trazendo não só técnica, mas também o coração para as atividades”, finalizou o procurador.

O presidente da OAB/SC, Paulo Marcondes Brincas, afirmou que Alexandre Ramos assume o cargo no TRT-SC em um cenário difícil. “Talvez venhamos a enfrentar a maior alteração no Direto do Trabalho desde a Consolidação de Leis Trabalhistas (CLT), mas ele possui as qualidades para, junto com os demais desembargadores, atravessar esse momento de turbulência”, afirmou Brincas.
 

vídeo com desembargador Gracio
Desembargador Gracio Petrone fala sobre a posse de Alexandre Ramos. Clique na imagem e assista.


A posse de Alexandre Ramos contou com a presença de diversas autoridades. Além de magistrados, servidores, familiares e amigos do empossado, também prestigiaram a cerimônia integrantes de outros poderes. Entre eles, o presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), deputado estadual Gelson Merísio; o secretário de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação, Geraldo César Althoff, que representou o governador Raimundo Colombo na solenidade; o senador Dário Berger (PMDB-SC); e o deputado estadual Sílvio Dreveck (PP-SC).
 

Desembargador Alexandre Ramos e sua trajetória

 

 


Texto: Carlos Nogueira / Fotos: Adriano Ebenriter
Secretaria de Comunicação Social - TRT/SC 
Núcleo de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa
(48) 3216-4306 / 4307 /4348 - secom@trt12.jus.br

 

Leia Também: