Glaucio Guagliariello e Marcos Henrique Bezerra Cabral são os novos juízes substitutos do TRT-SC. A posse foi realizada durante o último módulo da Escola Judicial do ano, na manhã de sexta-feira (2), no auditório do Tribunal. Magistrados, servidores, familiares, o presidente da Amatra 12, além do presidente do TRT-SC, desembargador Gracio Petrone e da diretora da Escola, desembargadora Mari Eleda, estiveram presentes na cerimônia.
A 1ª VT de Criciúma é a lotação provisória do juiz Glaucio Guagliariello, que a partir do dia 9 de janeiro assume a VT de São Miguel do Oeste. Marcos Cabral já ocupa a vaga de forma definitiva na VT de Videira. Durante a cerimônia, o desembargador Gracio Petrone deu as boas vindas aos novos magistrados e destacou a importância da vinda de ambos. “Não só a instituição, mas principalmente o jurisdicionado conta com o comprometimento de vocês”, enfatizou.
O TRT-SC não é novidade para o magistrado Marcos Cabral, que atuou de 2010 a 2013 como oficial de justiça na VT de Mafra. Natural de Florianópolis, ele também já trabalhou no Tribunal de Justiça do Estado como técnico judiciário, além do TRT do Rio de Janeiro e do Rio Grande do Sul. O ingresso na magistratura foi em 2013, na Justiça do Trabalho de Goiás.
Formado em Direito e Administração, o magistrado possui pós-graduação em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho. “Por ter formação em Administração, tenho interesse em temas que promovem a junção do Direito do Trabalho com a gestão empresarial, como terceirização, assédio moral organizacional e dano moral nas relações do trabalho, entre outros,” declarou à Secom.
Para Marcos Cabral, ingressar no TRT-SC, exercer a magistratura trabalhista em seu estado natal e em benefício dos jurisdicionados catarinenses é a realização de um sonho. “Tenho o desejo de exercer este trabalho com a dedicação, ética e calma necessária, sempre tratando os jurisdicionados e advogados com educação e respeito. E espero pacificar muitos conflitos, de forma a assegurar os anseios de justiça social.”
O juiz Glaucio Guagliariello é natural de Carazinho (RS), estado em que exerceu o cargo de servidor da Justiça do Trabalho. Em 2009 passou no concurso para magistratura, no TRT do Rio de Janeiro. Com especialização em Direito e Processo Civil, o juiz também chegou a trabalhar como professor em curso de pós-graduação.
Entre os desafios apontados por ele estão a preservação da independência do juiz e a sobrevivência da Justiça do Trabalho, fazendo menção ao corte discriminatório de orçamento, diante da crescente demanda em tempos de crise. “A par desses dois desafios, há um movimento para flexibilização de direitos alcançados ao longo de muitos anos pelos trabalhadores”, alertou, em entrevista à Secom. “Pretendo seguir o trabalho já iniciado e desenvolvido no Rio de Janeiro ao longo dos últimos oito anos na aproximação das partes, valorizando a conciliação” finalizou o novo magistrado.
Texto: Luana Cadorin / Fotos: Adriano Ebenriter
Secretaria de Comunicação Social - TRT/SC
Núcleo de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa
(48) 3216-4306 / 4307 /4348 - secom@trt12.jus.br