O Tribunal Regional do Trabalho de Santa Catarina (TRT-SC) promove este mês cinco atos públicos para mobilizar a população contra o trabalho precoce, problema que afeta quase 120 mil crianças em nosso estado. Os eventos (veja a programação completa abaixo) fazem parte da comemoração do Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, que é celebrado na próxima sexta, 12 de junho.
Os eventos serão conduzidos pelos magistrados que coordenam o Programa de Combate ao Trabalho Infantil do Tribunal, o juiz Ricardo Kock Nunes e a desembargadora Maria de Lourdes Leiria. Desde o ano passado, a dupla vem realizando uma série de eventos, especialmente em municípios do interior, onde o problema é mais grave.
“Tivemos uma resposta muito boa e decidimos continuar, visitando cidades em que não conseguimos estar no ano passado”, explica Maria de Lourdes Leiria. “A interação com a comunidade nos permite entender melhor a realidade local e a construir soluções”, completa.
Mitos
O primeiro ato aconteceu nesta terça (4), com uma palestra de Kock Nunes na cidade de Braço do Norte, no sul do estado, onde o magistrado abordou os mitos que cercam o trabalho infantil.
“É um problema complexo, já que em nossa cultura muitos pais ainda veem o trabalho como algo positivo, sem perceber como ele traz uma série de riscos para a saúde e prejudica o desempenho escolar”, explica o juiz, que estará amanhã (9) na cidade de Trombudo Central.
Os próximos eventos estão marcados para 12 de junho, em Palhoça e Lages. Em Palhoça, além da palestra da desembargadora, também haverá distribuição de cartilhas de autoria do cartunista Ziraldo para jovens de 14 a 16 anos de quatro escolas, numa parceria com a Celesc. O último ato acontece no dia 17 de junho, em São Miguel do Oeste.
Além das palestras, o TRT-SC também fechou uma parceria com a Celesc para realizar uma campanha por meio de mensagens nas contas de luz da distribuidora, que atende 2,7 milhões de lares em todo o estado. A mobilização também inclui adesivos nas fachadas dos prédios da Justiça do Trabalho em Florianópolis e exibição de faixas em jogos dos clubes catarinenses na série A do Brasileirão.
Fonte: Secretaria de Comunicação Social - TRT-SC
Direção (48) 3216-4320 - Redação 3216-4303/4306/4348