Desembargadora alerta que trabalho infantil causou quase mil acidentes graves em SC nos últimos dez anos

06/12/2018 14h51, atualizada em 28/11/2019 17h58
Desembargadora Lourdes Leiria falando ao microfone
Lourdes Leiria (ao fundo) falou aos presidentes das Comissões OAB vai à Escola 

Nos últimos dez anos, 915 crianças e adolescentes se acidentaram gravemente em Santa Catarina enquanto trabalhavam ilegalmente. Esse foi um dos alertas dados pela gestora regional do Programa Nacional de Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem, a desembargadora do TRT-SC Lourdes Leiria, em palestra dada na sexta-feira (2) aos presidentes das Comissões OAB vai à Escola, na seccional de Santa Catarina.

Santa Catarina é o oitavo estado do país com o maior número de crianças e adolescentes trabalhando ilegalmente. São 96,7 mil ao todo, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) de 2015. É uma redução de 33% em relação a 2014, ano em que o estado ocupou a segunda posição, atrás apenas do Piauí.

Apesar da evolução, os números ainda são preocupantes. De acordo com o Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), do Ministério da Saúde, de 2007 até julho de 2016, 915 crianças e adolescentes sofreram acidentes graves de trabalho (como mutilações e queimaduras, por exemplo), 60% deles na área rural. No Brasil, o número chega 21,7 mil.

Desembargadora Lourdes Leiria
Des. Lourdes Leiria: necessidade de desconstruir mitos em torno do trabalho infantil

Lourdes Leiria destacou que para corrigir esse quadro devemos conscientizar as pessoas para desconstruir os mitos relativos ao trabalho infantil. “Muitos dizem que é melhor estar trabalhando do que roubando, mas a solução não está em nenhuma dessas alternativas, que são ilegais. Em vez disso, as crianças e os adolescentes têm que estudar”, acentuou a magistrada. “O caminho para vencer o ciclo vicioso da pobreza é a qualificação”, completou.

A desembargadora encerrou a palestra convidando os advogados para o lançamento da cartilha “Trabalho infantil não é brinquedo!”, produzida pelo Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região (TRT-SC), que será realizada em sessão solene de comemoração dos 35 anos do Tribunal, no dia 8 de dezembro.

 

 

Texto e Foto: Carlos Nogueira 
Secretaria de Comunicação Social - TRT/SC 
Núcleo de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa
(48) 3216-4306 / 4307 /4348 - secom@trt12.jus.br
 

Leia Também: