Em solenidade totalmente virtual, o Tribunal Regional do Trabalho de Santa Catarina (TRT-SC) inaugurou nesta sexta-feira (4) a nova sede do Fórum Trabalhista de Brusque.
Entre diversas autoridades, participaram do evento a presidente e a vice-presidente do TRT-SC, respectivamente desembargadoras Lourdes Leiria e Teresa Regina Cotosky, o ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST) Alexandre Luiz Ramos, o presidente do TRT da 6ª Região (Pernambuco), desembargador Valdir José Silva de Carvalho, o presidente do TRT da 11ª Região (Amazonas e Roraima), desembargador Lairto José Veloso, o prefeito de Brusque, Jonas Oscar Paegle, o presidente da OAB Subseção de Brusque, Renato Munhoz.
Em seu discurso, a presidente do Tribunal, desembargadora Lourdes Leiria, ressaltou os “excelentes índices de produtividade” das duas unidades brusquenses, conduzidas pelos juízes Hélio Henrique Garcia Romero e Paulo Herbst, respectivamente titular e substituto da 1ª vara, e pelo juiz Roberto Masami Nakajo, titular da 2ª vara.
Juntas, no período de 2017 a outubro de 2020, as duas varas do trabalho do município receberam 8,6 mil ações e encerraram 10 mil - ou seja, solucionaram cerca de 16% de processos a mais do que foram iniciados.
A presidente elogiou as características do imóvel com relação à sustentabilidade e melhoria da eficiência energética e destacou o espaço cultural "Justiça à Arte”, implantado por iniciativa do juiz Hélio Romero, diretor do foro, e destinado a exposições de artes plásticas, visuais e literárias de todos os gêneros. A desembargadora ressaltou que o espaço “atende aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 4, 11 e 16 e demonstra alinhamento do foro de Brusque com as ações do Tribunal na integração da Agenda 2030 da ONU à JT catarinense”.
O juiz diretor do foro também discursou na solenidade. Hélio Romero destacou que a sede própria é uma conquista coletiva, “fruto do trabalho incansável e da sinergia de diversos fatores e pessoas”. Sobre o espaço cultural de sua iniciativa, ele acrescentou que será “um local muito especial para o diálogo com a comunidade”. “Espero agenda lotada, especialmente após a pandemia!”, anunciou.
O magistrado também elogiou o TRT-SC por ter tido o melhor desempenho dentre todos os 90 tribunais do país o que lhe rendeu a inédita conquista do Selo Diamante no Prêmio CNJ de Qualidade e destacou a importância da Justiça do Trabalho, que “mais uma vez se impõe como baluarte da democracia, tendo a conciliação como mola mestra de atuação”. “Espero que esta Justiça do Trabalho brusquense, a poucos meses de completar seu cinquentenário, possa cumprir dignamente com seu papel institucional”, concluiu.
O prefeito de Brusque, Jonas Oscar Paegle, ressaltou a importância do papel desempenhado pela Justiça do Trabalho aos trabalhadores e empregadores de Brusque, município construído por um “povo empreendedor e inovador, tendo o trabalho como principal alicerce”.
“Hoje é um dia muito importante para nossa cidade. A nova sede, além de deixar o centro ainda mais bonito com sua arquitetura contemporânea, vai otimizar o atendimento da nossa população, contribuindo para o desenvolvimento do município. Agradecemos a qualidade dos serviços prestados pela Justiça do Trabalho à nossa região e desejamos muita saúde e sucesso à equipe do Fórum”, declarou o prefeito.
Em seu discurso, o presidente da OAB Subseção de Brusque, Renato Munhoz, destacou a importância da instalação da nova sede. "É um momento de grande júbilo para a nossa cidade contemplar um prédio tão imponente, para bem realizar as facetas da Justiça do Trabalho. Sem dúvida alguma, os advogados na subseção e a nossa sociedade perceberão uma mudança substancial na prestação jurisdicional", afirmou o advogado.
Clique no vídeo e assista à íntegra da solenidade virtual de inauguração
Clique no vídeo e confira as novas instalações do Fórum