Administrar exige cautela, precisão e prudência, afirma novo presidente do TRT-12

Em discurso de posse, Amarildo Carlos de Lima destacou a importância de estar aberto a ouvir e manter boas relações com diferentes instituições

01/12/2023 20h16, atualizada em 02/12/2023 10h43
Luciano Nunes

O novo presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região, desembargador Amarildo Carlos de Lima, considera desafiador administrar um tribunal trabalhista em uma era marcada por transformações aceleradas e desinformação crescente. Na cerimônia de posse, realizada nesta sexta-feira (1º/12), ele enfatizou que a responsabilidade exige cautela, decisões precisas e uma prudência firme. O evento no auditório do TRT-12 foi transmitido ao vivo pelo canal da instituição no YouTube.

Ao abordar a gestão do tribunal, que assume pelos próximos dois anos, Lima ressaltou que a “melhora da prestação jurisdicional há de ser sempre o norte”. Ele falou ainda sobre a importância de se avançar, mas sempre “com respeito às pessoas, ao mundo consolidado, ao direito adquirido e à dignidade das partes envolvidas”, evitando preconceitos e soluções fáceis que podem ser enganosas. 

Além disso, o presidente destacou a importância de estar aberto a ouvir e manter boas relações com diferentes entes, tanto públicos quanto privados, de modo a prevalecer o bem comum e o senso de coletividade.

Sobre o contexto do mundo atual, o desembargador mencionou a democratização do conhecimento – que faz com que tudo se transforme cada vez mais rapidamente –, mas também o aumento da desinformação e a necessidade de navegar em um ambiente muitas vezes carregado de tensões e espíritos armados. 

“E diante da complexidade do mundo moderno, resta-nos a busca pela melhor escolha, sem perder da vista a legalidade, a impessoalidade, a moralidade, a publicidade, a transparência e a eficiência”, frisou o presidente empossado.
​​

Des. Manzi passa o Grão Colar ao des. Amarildo
Desembargador Manzi entrega o Grão-Colar a Amarildo de Lima, representando a transferência do comando do Conselho da Ordem Catarinense do Mérito Judiciário do Trabalho 

Esperança

Ao relembrar a própria jornada, Amarildo Carlos de Lima destacou que, ao longo dos anos, enfrentou uma série de decisões cruciais, tanto na vida pessoal quanto profissional, que exigiram não apenas discernimento, mas também uma crença inabalável no potencial do futuro.

O desembargador lembrou desde o ingresso na graduação em Direito na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), no início da década de 80, até as oportunidades e responsabilidades que vieram com sua carreira no serviço público. Em cada fase, a esperança foi uma constante, guiando-o através de momentos de dúvida e incerteza. "A dúvida é o preço do aprendizado", ressaltou.

O presidente do TRT-12 refletiu sobre como cada etapa da vida foi fundamental para novos aprendizados e crescimento. "Mudamos eu e o rio", citou, evocando o filósofo grego Heráclito, para descrever a constante evolução pela qual passou.  

Segue o legado

Sobre a atual etapa da carreira, o desembargador destacou a responsabilidade e a honra de liderar uma “instituição pública de tamanha relevância”. Ele reiterou seu compromisso em manter o tribunal em um caminho de crescente aprimoramento, dando prosseguimento o legado deixado por seus antecessores. 

“Renovo aqui meus agradecimentos àqueles que nos antecederam, por emprestarem seus ombros para, a partir deles, dar continuidade pela luta do bem servir”, homenageou.

Amarildo de Lima concluiu o discurso expressando gratidão a Deus e às várias pessoas importantes em sua vida, incluindo família, professores, amigos e colegas de trabalho. Ele enfatizou o papel fundamental que cada um desempenhou até o presente momento, ressaltando que o sucesso na vida só é possível quando há cooperação e apoio.

Foto mostra várias pessoas em um plenário
Público assistiu à solenidade realizada na nova sala de sessões do Tribunal Pleno


 

Texto: Carlos Nogueira
Secretaria de Comunicação Social
Divisão de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa
(48) 3216-4303 / 4320 - secom@trt12.jus.br

Leia Também: