Alessandro da Silva toma posse como juiz titular

Com 22 anos de carreira, magistrado destacou as pessoas que o acompanharam na trajetória e reafirmou seu compromisso com a JT; ele vai atuar na VT de São Miguel do Oeste

08/05/2026 18h28, atualizada em 08/05/2026 19h25
Clayton Wosgrau

O juiz Alessandro da Silva tomou posse como titular da Vara do Trabalho (VT) de São Miguel do Oeste na sexta-feira (8/5), em Florianópolis. A solenidade foi realizada no auditório da sede do Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região (TRT-SC).

Promovido pelo critério de antiguidade, o magistrado assume a vaga aberta em decorrência da remoção da juíza Ana Letícia Rick para o Foro Trabalhista de Criciúma.

A cerimônia foi prestigiada por amigos, familiares e colegas de trabalho, além de desembargadores e ex-presidentes do tribunal; do presidente da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 12ª Região, Carlos Alberto de Castro; da diretora de Relacionamento da OABSC com a Justiça do Trabalho, Rejane Sánchez; do prefeito de São José, Orvino de Ávila; e de servidores, estagiários e jovens aprendizes do TRT-SC.
 

Transformadora de vidas
 

Imagem
Homem de óculos toca acordeon
A solenidade contou com a apresentação do mestre do acordeon Jovenil Santos

Em seu discurso, o novo titular relembrou as pessoas que o acompanharam ao longo da vida e dos 22 anos de carreira, destacando a trajetória construída e a motivação para assumir a titularidade da VT de São Miguel.

“Ao longo da carreira, aprendi que a construção da Justiça depende do trabalho conjunto de magistrados, servidores, advogados e de toda a instituição. É com esse espírito de colaboração, respeito e compromisso que inicio este novo ciclo. Esta promoção representa o ápice da minha trajetória profissional. Trago comigo as experiências da infância no oeste catarinense, o apreço pelo aprendizado e a convicção de que a Justiça do Trabalho transforma vidas. Assumo este desafio com entusiasmo e senso de responsabilidade", sintetizou.

Houve também apresentações musicais de um acordeonista, sempre encaixadas no contexto do discurso do magistrado. No final, Silva leu o poema “O outro Brasil que vem aí”, de Gilberto Freyre, deixando uma mensagem de esperança e otimismo às novas gerações.

A presidente do TRT-SC, desembargadora Teresa Cotosky, ressaltou a “sensibilidade social” do empossado, enfatizando que “certamente a comunidade jurídica e trabalhista de São Miguel do Oeste, assim como os servidores da vara, terão na titularidade um magistrado qualificado e apto a solucionar as demandas a que lhe serão submetidas”.


 

Trajetória e currículo
 

Alessandro da Silva tem 49 anos e é natural de Xanxerê. Ingressou no TRT da 2ª Região, em São Paulo, em 2004, chegando ao TRT-SC em 2007, por permuta. Atuou em unidades como Curitibanos, Fraiburgo, Rio do Sul, Palhoça, São José e Florianópolis, onde estava desde 2015 na 3ª Vara do Trabalho.

O magistrado é formado em Direito pela UFSC, é mestre e doutor em Ciências Jurídicas pela USP, com estágio de pesquisa na Université Paris-Nanterre. Também é autor de livro, tradutor de textos em francês e já publicou diversos artigos jurídicos e de opinião.


Priscila Tavares 
Secretaria de Comunicação Social do TRT-SC
Divisão de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa 
(48) 3216-4000 - secom@trt12.jus.br  

Notícia com 29 visualizações

Leia Também: