Caminhada em Jaraguá do Sul chama atenção para saúde mental no trabalho

Evento do Trabalho Seguro é voltado a colaboradores das organizações que integram o programa, além de servidores e magistrados do TRT-SC

30/08/2024 12h31, atualizada em 30/08/2024 19h01

O Parque Linear Via Verde, em Jaraguá do Sul, vai receber a caminhada "Sinal Amarelo: Atenção com a Saúde Mental!" no dia 21 de setembro, um sábado, às 8h30. A ação é promovida pelo Programa Trabalho Seguro (PTS), do Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região (TRT-SC), com o apoio do Sesi de Jaraguá do Sul e da empresa têxtil Lunelli, que distribuirá 300 camisetas aos participantes.

Voltado para servidores da Justiça do Trabalho, gestores do PTS e colaboradores dos parceiros do Programa, o evento integra as ações do Setembro Amarelo, movimento de prevenção ao suicídio. Além disso, busca conscientizar sobre a importância da saúde mental no ambiente de trabalho, outra frente de atuação do Trabalho Seguro.

A caminhada percorrerá os dois quilômetros de extensão do parque e terá como um dos participantes o coordenador regional do PTS para a região, juiz Rogério Dias Barbosa, titular da 1ª Vara do Trabalho de Jaraguá do Sul. Uma equipe do Sesi organizará a atividade, incluindo um alongamento e a distribuição de material informativo sobre prevenção da saúde mental.
 

Certificação


“A Lunelli preza pela segurança e bem-estar de seus colaboradores. Prova disso é que em 2024 recebemos uma certificação internacional em razão de boas práticas que adotamos. Temos plena consciência da importância do tema e não poderíamos deixar de participar e colaborar com essa caminhada de conscientização ao Setembro Amarelo”, diz Cleonice de Oliveira, do departamento jurídico da Lunelli.

Em 2022, o INSS registrou 13.492 afastamentos do trabalho por questões mentais e comportamentais em Santa Catarina. Esses números incluem tanto casos relacionados como não relacionados ao ambiente de trabalho, reforçando a necessidade de atenção redobrada ao bem-estar emocional.
 

Parceria com a CVV
 

O Centro de Valorização da Vida (CVV) é  um serviço voluntário gratuito de apoio emocional e prevenção do suicídio para todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo e anonimato. Oferece atendimento pelo telefone 188 (24 horas e sem custo), por chat, e-mail e pessoalmente.  

No portal da entidade há uma série de vídeos e materiais de apoio que tratam sobre saúde mental e sobre como lidar com pensamentos suicidas, além de orientações para quem quer ajudar alguém em risco.


Texto: Andréa Gonçalves (estagiária)
Secretaria de Comunicação Social
Divisão de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa
(48) 3216-4303 / 4320 - secom@trt12.jus.br
 

Leia Também: