Capacitação a distância da Escola Judicial inicia na segunda-feira (24)

Curso será sobre o Regime Próprio de Previdência e terá carga de 20 horas

21/06/2013 18h10
Juízes no curso da ENAMAT
Nesta semana, magistrados participaram de curso da Enamat transmitido a distância para as Escolas Judiciais


Na próxima segunda-feira (24), a Escola Judicial dará início ao curso de ensino a distância sobre Regime de Previdência da Magistratura. A atividade, que será ministrada pelo juiz Carlos Alberto Pereira de Castro, titular da 7ª VT de Florianópolis, tem como objetivo habilitar os magistrados a reconhecerem e aplicarem as normas constitucionais e legais vigentes sobre o Regime Próprio de Previdência de que trata o artigo 40 da Constituição.

Com esse curso, a Escola Judicial do TRT-SC completa as atividades do primeiro semestre, oferecendo um total de oitenta horas e trinta minutos de atividades formativas aos magistrados.


Debate virtual

Desde o primeiro módulo de 2013 – que teve o tema “Música e Justiça e Qualidade de Vida, realizado em março -, a Escola Judicial vem utilizando a ferramenta do ensino a distância como uma forma de continuar e aprofundar os debates iniciados em cada encontro presencial.

A extensão do encontro também aconteceu nos módulos seguintes, sobre o Seminário Trabalho Seguro, em abril, e Argumentação e Lógica na Fundamentação das Decisões Judiciais, em maio. Todos tiveram continuidade pelo ambiente virtual. Encerrados os debates, tudo o que foi discutido e proposto é compilado em um documento, que representa a construção colaborativa sobre o tema em questão.

O juiz Roberto Basilone Leite, nomeado vice-diretor da Escola Judicial pela Portaria/Escola 3/2013, publicada nesta sexta-feira (21), aprova o modelo que vem sendo utilizado para estender e ampliar as discussões entre os magistrados. “O módulo de debate virtual é uma ferramenta inevitável nos dias de hoje, pois proporciona muita agilidade e abre um espaço vasto de ampliação dos estudos e debates presenciais. Ele permite não apenas o diálogo verbal, mas também que você poste artigos científicos, gráficos e diversas outras formas de comunicação. Foi muito oportuna essa iniciativa da Escola de acrescentá-lo aos eventos presenciais, no sentido de amplificar os efeitos dos estudos e discussões que nós fazemos nos cursos e permitir assim um aproveitamento prático maior e mais eficiente”, declarou Basilone, que é titular da 2ª VT da capital.

Capacitação a distância

A ferramenta de ensino a distância tem sido uma tendência na capacitação de magistrados e servidores do Judiciário. Além da Escola Judicial do TRT-SC, a Enamat (Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho) também lança mão do modelo, como no curso realizado durante as quinta e sexta-feiras (20 e 21) desta semana, sobre Formação Continuada em Temas de Perspectiva Comparada EUA - Brasil: Ações Coletivas e Direito, que aconteceu presencialmente, em Brasília, mas também com transmissão via EaD para as escolas judiciais.

 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do TRT/SC
ascom@trt12.jus.br - (48) 3216.4320

Leia Também: