Centro de Conciliação chega a 5 mil acordos na Capital

20/07/2018 18h10
Desembargadora Mari Eleda e juiz Valtere Túlio em acordo no Cejusc da Capital
Marco foi alcançado após negociação realizada na quarta (18), com a presença da Presidente do Tribunal

 

Cinco mil: esse é o número de vezes em que o sino que anuncia um novo acordo foi tocado no Centro de Conciliação (Cejusc) do Fórum Trabalhista de Florianópolis desde a sua inauguração, em agosto do de 2016. O marco foi alcançado na quinta (19), durante uma audiência conduzida pelo coordenador do Cejusc e titular da 2ª Vara do Trabalho da Capital, juiz Válter Túlio Amado Ribeiro.

O acordo que atingiu a marca foi realizado em uma ação protocolada no final do mês passado, envolvendo o pagamento de verbas indenizatórias a Jeferson Adriano dos Santos, ex-funcionário do Grupo Novo Brasil, dono dos beach clubs P12 e Donna, entre outras casas de entretenimento.
 

Neusa e Jeferson concordaram que conciliar foi a melhor alternativa
Neusa e Jeferson concordaram que conciliar foi a melhor alternativa
 

O autor ficou satisfeito com o desfecho da ação. “Foi tudo resolvido muito rápido. O acordo foi bom para ambas as partes e dessa forma não ficaram mágoas”, avaliou o trabalhador. A representante das empresas, Neusiane Cardoso da Cunha, concordou com Jeferson e acrescentou que “todos os conflitos deveriam ser resolvidos assim, por meio da conciliação”.

A presidente do TRT-SC, desembargadora Mari Eleda, também participou da negociação. Após a celebração do acordo, ela destacou que o marco alcançado é mérito de todos que passaram pelo Cejusc desde a primeira tentativa de conciliação - juízes, servidores, advogados e partes. “Estamos todos juntos no mesmo caminho, que é o da conciliação, a única alternativa em que as partes são protagonistas na solução do processo”, ressaltou a presidente.

Busca pela paz social

Para o juiz Válter Túlio, o Judiciário não é sinônimo de conflito, mas sim de busca pela paz social. “Foi com esse pensamento que conseguimos mudar a cultura da litigiosidade em Florianópolis, e isso é o mais importante”, destacou o magistrado, que não cansa de tocar o sino, sua marca desde a inauguração do Centro, em 2016. “Agora vamos rumo ao acordo de número dez mil”, avisou Válter Túlio. Atualmente, de cada 100 processos que entram no Cejusc, 57 terminam em acordo, enquanto a média nacional é de 43,3%.

O TRT-SC também conta com centros de conciliação em Itajaí, Jaraguá do Sul e São José, com a expectativa de expandir para todo o Estado até o final do ano que vem. No próximo dia 27 será a vez de Joinville, segundo maior foro trabalhista de Santa Catarina, ganhar a estrutura.

 


Texto: Carlos Nogueira / Fotos: Simone Dalcin
Secretaria de Comunicação Social - TRT/SC 
Núcleo de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa
(48) 3216-4306/4307/4348 - secom@trt12.jus.br

Leia Também: