As varas do trabalho de Joinville contarão, a partir da próxima sexta (27), com um espaço específico para a realização de acordos judiciais. Trata-se do Centro de Conciliação Trabalhista (Cejusc), o sexto espaço desse tipo a ser instalado pela Justiça do Trabalho no estado – o quarto somente este ano. Os fóruns de Florianópolis, Itajaí, Jaraguá do Sul e São José também possuem a estrutura, além da existente na própria sede do TRT-SC, voltada para a conciliação no segundo grau. A inauguração, que terá a presença do Governador em exercício, desembargador Rodrigo Collaço, acontecerá às 14h30.
De janeiro a junho deste ano as cinco varas de Joinville solucionaram 4,4 mil processos, sendo 46,1% (2 mil) por acordo, índice ligeiramente superior à média estadual no período (43,3%). O Cejusc vem para ampliar esses números e consolidar a cultura da conciliação na jurisdição, acredita a juíza titular da 2ª Vara do Trabalho de Joinville, Tatiana Russi, que irá coordenar o Centro.
“O ambiente do Cejusc acabará influenciando positivamente as partes e seus advogados, fazendo-lhes mais confiantes e interessados na composição. Afinal, o incremento no número de conciliações beneficia a todos, juízes, advogados e partes, pois contribui para a solução mais célere dos litígios e para a redução do tempo das pautas de audiências”, destaca a magistrada.
O que é o Cejusc?
Os Centros de Conciliação são ambientes planejados especialmente para a realização de acordos, com leiaute concebido dentro das recomendações do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT). As mesas são redondas, facilitando as negociações, que são conduzidas por juízes com a ajuda de um servidor conciliador.
De acordo com a presidente do TRT-SC, desembargadora Mari Eleda, o Cejusc permite retirar as partes do ambiente processual, “naturalmente tenso”, para viver um momento próprio, especial. “É um momento destinado à reconstrução da relação quebrada. Não há processo na sala de conciliação, não se busca um juiz para decidir em favor de A ou B, mas sim uma solução que atenda aos interesses de A e B”, analisa.
A expectativa da presidente é expandir os centros de conciliação para todo o Estado até o final do ano que vem.
Serviço
O que: Inauguração do Centro de Conciliação do Fórum Trabalhista de Joinville
Quando: Sexta (27), às 14h30
Onde: Fórum Trabalhista de Joinville: Rua do Príncipe, nº 31, Centro, CEP: 89.201-900
Texto: Carlos Nogueira / Arte: Simone Dalcin
Secretaria de Comunicação Social - TRT/SC
Núcleo de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa
(48) 3216-4306/4307/4348 - secom@trt12.jus.br