Fundamentos e perspectivas do Direito e do Processo do Trabalho vão conduzir estudos, abordando desde Direito Sociais Fundamentais a Metaverso
“Direito e Processo do Trabalho: fundamentos e perspectivas. Pés no chão e olhos no horizonte”. Esse é o eixo temático escolhido para orientar as atividades da Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região (Ejud12) durante o próximo ano. A definição aconteceu na segunda-feira (13), em reunião entre a direção e a coordenação técnico-científica da Ejud.
Além de definir o eixo temático, a reunião também serviu para planejar as atividades que serão oferecidas pela Escola, especialmente no primeiro semestre. O Plano Anual de Capacitação (PAC 2022) será divulgado em breve, junto com a programação do 1º Módulo de Formação Continuada, programado para o período de 6 a 8 de abril, na modalidade híbrida.
Na reunião ainda ficou definida a composição da direção e da coordenação técnico-científica para o biênio 2022/2023, disponível na página da Ejud12.
Acompanhamento das mudanças
O diretor da Ejud12, desembargador Wanderley Godoy Junior, considera que um dos grandes desafios para o próximo ano será acompanhar as transformações da internet, tecnologias e do mundo virtual.
“O eixo escolhido abrange diversos temas, como Direito Sociais Fundamentais, Direito e Tecnologia, Justiça 4.0, Inteligência Artificial, Direito Constitucional do Trabalho, Sustentabilidade, Diálogo das Fontes, Papel do Magistrado, Agenda 2030, Metaverso, entre outros. A escolha que fizemos facilitará o constante acompanhamento das mudanças, buscando o aperfeiçoamento dos magistrados e servidores do TRT-SC”, ressalta o diretor.
O juiz Luis Fernando Silva de Carvalho, coordenador pedagógico, também destaca que a Ejud12 estará atenta às mudanças pelas quais o mundo vem passando, mas sem se descuidar “das instituições e dos princípios que, ao longo da história, têm sido essenciais para a consolidação de uma sociedade democrática que busca a justiça social”.
O juiz Rodrigo Goldschmidt, novo vice-diretor da Ejud, afirma estar honrado com a oportunidade. Ele destaca que pretende colocar a experiência que possui, como magistrado e professor universitário, “a serviço da construção coletiva de projetos e oportunidades de formação, abarcando as transformações do Direito do Trabalho, mas sem descurar de seus fundamentos teóricos, tendo como mote, na maior medida possível, a adequação e a melhoria da prestação jurisdicional”.
Atuação ampliada
Desde novembro deste ano, o TRT-SC passou a contar com duas novas divisões e três novos setores de apoio, todos eles integrados à estrutura administrativa da Escola Judicial. Com a novidade, além de cuidar da formação e capacitação de magistrados do Tribunal, a Ejud12 estendeu sua atuação para os servidores.
Texto: Carlos Nogueira
Secretaria de Comunicação Social - TRT/SC
Núcleo de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa
(48) 3216-4306 / 4307 /4348 - secom@trt12.jus.br