Concurso de redação e desenho sobre segurança do trabalho mobiliza escolas estaduais de Florianópolis

22/11/2019 17h00, atualizada em 19/12/2019 15h13
Desembargador Roberto Guglielmetto durante entrega da entrega premiação
Desembargador Roberto Guglielmetto entrega premiação a uma das alunas vencedoras

 

A primeira edição do concurso de desenho e redação promovido pela Fundacentro - parceira do Programa Trabalho Seguro (PTS) – reuniu centenas de pessoas da comunidade escolar de Florianópolis, no auditório da Justiça Federal, para cerimônia de premiação. Direcionado a escolas estaduais da Capital, o evento marcou a passagem do Dia Nacional sobre 'Segurança e Saúde nas Escolas', 10 de outubro. 

A premiação foi prestigiada pelo gestor regional do PTS, desembargador Roberto Guglielmetto, do Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região (TRT-SC). Para ele, desenvolver a cultura da prevenção de acidentes do trabalho com as crianças permite que elas já possam adquirir bons hábitos desde cedo. “Não se pode esquecer que essas crianças serão os trabalhadores do futuro e como formadores de opinião vão levar essa 'corrente do bem' para as suas vidas e transmiti-las adiante”, destacou.

O concurso contou com a participação de 16 instituições de ensino. Ao todo, 1.829 trabalhos foram inscritos, divididos entre 957 desenhos de alunos do Ensino Fundamental sobre 'A importância da segurança e saúde no trabalho' e 872 redações de estudantes do Ensino Médio com o tema 'Segurança e saúde no trabalho é importante?'. A grande vencedora do concurso, com um prêmio de R$ 7 mil, foi a escola Januária Teixeira da Rocha, no Bairro Campeche, por ter tido o maior número de inscritos: 131 trabalhos. 

Saúde e segurança nas escolas

Em Chapecó, no oeste do estado, o Centro de Referência de Saúde do Trabalhador (Cerest) tamém não deixou a data passar em branco. Com apoio do gestor auxiliar do PTS na região, o juiz Carlos Fiorino Carneiro, que contribuiu com brindes e materiais do Programa, foram realizadas atividades em duas escolas públicas. Na avaliação da coordenadora do Cerest, Solange Cardozo, as camisetas doadas são um importante meio de divulgação das ações do centro e também do PTS. Para o início do próximo ano, em data a ser definida, já está programada uma palestra com o magistrado sobre o tema.

 

Texto: Letícia Cemin / Foto: divulgação Faculdade Cesusc 
Secretaria de Comunicação Social - TRT/SC 
Núcleo de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa
(48) 3216-4302 / 4303 - secom@trt12.jus.br

Leia Também: