O presidente do TRT-SC, desembargador Gracio Petrone, e a diretora da Escola Judicial, desembargadora Mari Eleda, receberam na tarde desta terça-feira (25) a visita institucional do desembargador Andreas Michael Spilger, vice-presidente da corte trabalhista do estado alemão da Saxônia. O juiz Ricardo Nunes, auxiliar da Presidência, também participou do encontro.
O magistrado está no Brasil a convite da Escola Judicial do TRT-SC, que a partir desta quarta-feira (26) promove o 6º Módulo de Formação Continuada, com participação de juristas renomados no Brasil e no exterior. Spilger fará a conferência de abertura, marcada para as 13h30, na Faculdade Cesusc.
Os magistrados conversaram sobre as características das justiças trabalhistas alemã e brasileira, que possuem algumas semelhanças, como a divisão em tribunais regionais estaduais e os três graus de jurisdição. Uma das diferenças está no volume processual: lá um desembargador recebe em média dez a 12 processos por mês, e apenas 1% dos casos sobem à terceira instância.
Em tom informal, a conversa aconteceu em português. Durante a adolescência, na década de 70, Spilger estudou dois anos no Brasil e ainda hoje é fluente no idioma.
Texto: Camila Velloso / Foto: Adriano Ebenriter
Secretaria de Comunicação Social - TRT/SC
Núcleo de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa
(48) 3216-4306 / 4307 /4348 - secom@trt12.jus.br