Desembargador Amarildo Carlos de Lima, presidente do TRT-SC, será o secretário-geral do colegiado para mandato de um ano
O presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região (TRT-SC), desembargador Amarildo Carlos de Lima, fará parte da nova direção do Colégio de Presidentes e Corregedores dos TRTs (Coleprecor) (link externo), para o ano de 2025. Ele foi eleito nesta quarta-feira (23/10) para o cargo de secretário-geral, durante a 8ª Reunião Ordinária do órgão, em Brasília, na sede do Tribunal Superior do Trabalho (TST), ao lado da nova presidente, Adenir Alves da Silva Carruesco (TRT-MT), e da vice, Laís Helena Jaeger Nicotti (TRT-RS). A posse será na próxima reunião, no dia 27 de novembro.
Com mandato de um ano, o trio irá suceder os atuais dirigentes, que são os desembargadores Eridson João Fernandes Medeiros (TRT-RN), Clóvis Valença Alves Filho (TRT-CE) e Daniele Corrêa Santa Catarina (TRT-ES). O corregedor-regional da do TRT-SC, desembargador Narbal Antônio de Mendonça Fileti, também prestigiou o ato e participou da reunião.
Na ocasião, também houve a discussão do anteprojeto do Código de Processo do Trabalho, com apresentações do ministro do TST Alexandre de Souza Agra Belmonte e do professor Manoel Antônio Teixeira Filho, jurista e pesquisador da área do Processo do Trabalho.
Primeiro encontro
Durante a reunião do Coleprecor também houve o primeiro encontro dos presidentes e corregedores dos TRTs com a nova direção do TST e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT). Os ministros Aloysio Corrêa da Veiga e Vieira de Mello Filho tomaram posse, respectivamente, nos cargos de presidente do TST e do CSJT e corregedor-geral da Justiça do Trabalho, no dia 10 de outubro.
Aloysio Corrêa da Veiga destacou a importância do empenho dos TRTs em contribuir com a uniformização da jurisprudência e destacou que a unidade institucional nesse sentido gera eficiência e redução do volume de processos que aguardam julgamento, contribuindo para um fortalecimento institucional perante a sociedade.
O Colégio
O Coleprecor é uma sociedade civil sem fins lucrativos, de âmbito nacional. Entre seus objetivos estão a defesa dos princípios, prerrogativas e funções institucionais dos TRTs; a intermediação nas relações entre a Justiça do Trabalho e os Poderes constituídos, sem prejuízo da representatividade do Tribunal Superior do Trabalho; a integração dos TRTs em todo o território nacional, a partir do intercâmbio de experiências funcionais e administrativas; o estudo e o aprofundamento de temas jurídicos e de questões judiciais de repercussão em mais de um estado, buscando a uniformização de entendimentos, respeitadas a autonomia e as peculiaridades locais.
As reuniões são mensais, geralmente na sede do TST, em Brasília, com uma edição anual na sede do TRT que preside o colegiado.
Presidente do TRT-SC é homenageado com medalha no STF
O presidente do TRT-SC, desembargador Amarildo Carlos de Lima, recebeu a Medalha Justiça e Cidadania 25 anos, nesta terça-feira (22/10), às 18h, no Salão Branco do Supremo Tribunal Federal (STF).O presidente foi um dos homenageados da 31ª edição dos Prêmios Dom Quixote e Sancho Pança, concedido pela revista Justiça e Cidadania (link externo), uma das publicações jurídicas mais tradicionais do meio, com circulação ininterrupta desde 1999.
O evento homenageia personalidades e instituições que se destacam por contribuir na defesa e no fortalecimento da justiça, dos direitos humanos, da cidadania e da democracia.
Amarildo de Lima recebeu a medalha do ministro Luís Roberto Barroso, presidente do STF, que também foi um dos homenageados.
Texto: Camila Collato
Secretaria de Comunicação Social
Divisão de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa
(48) 3216-4303 / 4320 - secom@trt12.jus.br