Depois de passagens pelo Ministério Público e por dois prédios da Justiça do Trabalho, a exposição “Um mundo sem Trabalho Infantil” ficará instalada de 3 a 10 de outubro na Biblioteca Pública de Santa Catarina (Rua Tenente Silveira, 343, Centro), na Capital. A visitação é gratuita e pode ser feita das 8h às 19h, nos dias úteis, e das 8h às 11h45 no sábado.
A mostra foi elaborada pelo Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e traz imagens, cartilhas e gibis educativos que expõem o problema e alertam para a importância de sua conscientização. As crianças que visitarem a exposição também poderão jogar o game “Futuro em jogo”, desenvolvido pelo TRT da 23ª Região (MS).
A coordenadora do Programa em Santa Catarina, desembargadora Lourdes Leiria, acredita que a exposição é mais uma iniciativa para ajudar a conscientizar as pessoas de que “o trabalho precoce compromete a educação dos jovens”. Para fazer essa afirmação, ela analisou os dados do Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) e constatou que os municípios catarinenses com alta incidência de trabalho infantil, como Novo Horizonte, Leoberto Leal, Saltinho e Paraíso, por exemplo, são os que obtiveram o pior desempenho no índice no quesito educação.
O próximo destino da exposição será a Câmara de Vereadores de Florianópolis, onde permanecerá de 13 a 31 de outubro
Texto: Fábio Borges / Imagens: TST e Arquivo
Secretaria de Comunicação Social - TRT/SC
Núcleo de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa
(48) 3216-4306 / 4307 /4348 - secom@trt12.jus.br