Uma das melhorias será o reposicionamento das salas de audiência para aproveitamento da ventilação natural
O Fórum Trabalhista de Balneário Camboriú está passando por uma reforma que promete gerar resultados positivos para todas as pessoas que utilizam o espaço. O local possui mil metros quadrados e é alugado pelo Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região (SC). Por não ser um imóvel de propriedade da instituição, o objetivo é melhorar a qualidade dos ambientes, sem gerar grandes impactos na estrutura.
As desmontagens iniciaram na terça-feira (29/8) e a previsão é que as obras comecem em 1º de setembro. Uma melhoria será nas salas de audiências, que receberão novo posicionamento a fim de proporcionar mais ventilação. “Balneário Camboriú era a única unidade do Estado que não possuía ventilação natural, situação que está prestes a acabar”, garante a arquiteta Kristina Cancelier, servidora da Divisão de Gestão e Governança de Projetos e Obras, do TRT-12.
Serão reformados também itens que para alguns são imperceptíveis, porém significativos no dia a dia. É o caso do forro do teto e das divisórias, que estavam com infiltração e ocasionando mofo, podendo ser uma ameaça à saúde de quem frequenta o local.
Detalhes que fazem a diferença
Alguns detalhes nos leiautes das secretarias e gabinetes serão otimizados e adequados à atual rotina de trabalho. O projeto respeita as diretrizes da Resolução CSJT 346/2022, que atende à realidade das atividades jurisdicionais, levando em conta o uso intensivo do Processo Judicial Eletrônico (PJe) e a adoção do teletrabalho, regulamentado pela Resolução CNJ 481/2022.
Quanto à acessibilidade, a novidade será a instalação de maçanetas tipo alavanca, para facilitar o manuseio das portas. Para pessoas com deficiência, o Fórum já contava com reserva de vagas de estacionamento próprias, vias e rampas adequadas à circulação, sinalização tátil (braille) e sanitários acessíveis.
Por fim, o piso “frio” do Fórum será trocado por laminado, as instalações elétricas serão modernizadas e a fachada terá comunicação visual de acordo com o padrão da Justiça do Trabalho.
Em razão das obras, que tornaram o trabalho presencial inviável, o presidente do tribunal, desembargador José Ernesto Manzi, autorizou magistrados e servidores a fazerem trabalho à distância de forma integral, inclusive com a realização de audiências por vídeo. A previsão é que o espaço seja inaugurado até 20 de dezembro, início do recesso do Judiciário.
Fórum em números
O Fórum de Balneário Camboriú é composto por duas varas do trabalho, um centro de conciliação (Cejusc) e uma central de liquidação e execução (Calex). Veja mais alguns dados:
- Magistrados: 4
- Servidores: 33
- Terceirizados: 3
- Processos recebidos até julho/2023: 1.465, 113% acima da média estadual (652)
- Processos solucionados até julho/2023: 1.393, 107% acima da média estadual (707)
- Diretor do Foro: juiz Leonardo Frederico Fischer.
- Endereço: 4ª Avenida, n.º 740 - CEP: 88.330-110
Texto: Priscila Tavares
Secretaria de Comunicação Social
Divisão de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa
(48) 3216-4303 / 4320 - secom@trt12.jus.br