Gestor do Trabalho Seguro visita instituição que atende 1,5 mil crianças e adolescentes em Criciúma

10/06/2016 13h11
Juiz Ricardo Jahn profere palestra para crianças em Criciúma
Jahn interage com crianças do Bairro da Juventude: instituição atende desde creche até ensino profissionalizante


Um dos gestores regionais do Programa Trabalho Seguro, juiz Ricardo Jahn, de Araranguá, falou sobre segurança do trabalho para cerca de 250 adolescentes, de 14 a 18 anos, que fazem cursos profissionalizantes no Bairro da Juventude. Sediada em Criciúma, a instituição acolhe em torno de 1,5 mil crianças e jovens, desde a creche até a profissionalização.

Além da palestra, o magistrado aproveitou para visitar os locais onde são realizadas as aulas práticas dos cursos. Segundo Jahn, a experiência foi interessante porque ele pôde falar a jovens que estão se preparando para atuar em atividades que envolvem algum risco, como mecânicos de automóveis e eletricistas.

"São quase 50 mil acidentes de trabalho no estado, só em Criciúma temos perto de mil. Por isso a conscientização e o treinamento adequado são fundamentais tanto para a empresa como para o trabalhador. Temos que nos questionar sempre sobre os perigos e preservar nossa vida", orientou o magistrado.

Para o coordenador dos Cursos Profissionalizantes do Bairro, Marcelo dos Santos, o profissional bem informado se previne e se preocupa com sua segurança. "O Bairro inseriu muitos jovens no mercado de trabalho e é nosso papel orientar, conscientizar e preservar a vida de nossos alunos", avalia Santos.

Números

De acordo com o Anuário Estatístico de Acidentes do Trabalho (AEAT), em 2014 ocorreram em Santa Catarina 45.228 acidentes de trabalho – no Brasil, foram 704 mil. Entre as atividades do estado com maior número de acidentes estão as relacionadas com fundição de ferro e aço, com 2.217 registros, e os frigoríficos, com 1.854. Em todo o país, o setor mais afetado é o de comércio e reparação de veículos automotores, com 13,13% do total de ocorrências, seguido de saúde e serviço social, com 12,87%.

 

 


Texto: Clayton Wosgrau, com informações do portal do Bairro da Juventude / Fotos: Divulgação Bairro da Juventude
Secretaria de Comunicação Social - TRT/SC 
Núcleo de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa
(48) 3216-4306 / 4307 /4348 - secom@trt12.jus.br

Leia Também: