Gestor do Trabalho Seguro visita minas de carvão no Sul do estado

28/11/2019 16h32, atualizada em 19/12/2019 15h24
Juiz Ricardo Jahn (terceiro à esquerda) com mineradores dentro da mina
Juiz Ricardo Jahn (terceiro à esquerda) esteve em duas minas da região

 

Gases tóxicos, explosões e máquinas pesadas. Na semana passada, o juiz e gestor do Programa Trabalho Seguro (PTS) do TRT-SC Ricardo Jahn visitou aquele que é um dos ambientes mais desafiadores à prevenção de acidentes: as minas de extração de carvão, onde diariamente atuam centenas de trabalhadores catarinenses. 

O magistrado foi até a cidade de Treviso, no Sul do estado, e esteve em duas minas da Carbonífera Metropolitana, empresa parceira do Programa. Lá ele pôde conhecer melhor o dia a dia dos trabalhadores e novas tecnologias de segurança, como um sensor de aproximação capaz de evitar que máquinas transportadoras possam colidir com os mineiros. 

“É um trabalho de alto risco e sempre vai haver algo que pode ser melhorado”, avalia o magistrado, citando como exemplo a evolução dos aparelhos usados para medir a qualidade do ar nas minas (as explosões controladas liberam poeira e gases tóxicos).

A visita do magistrado foi acompanhada pelo presidente da Federação dos Mineiros no PR, RS e SC, Genoir José dos Santos, que elogiou a iniciativa. “É mais um olhar que ajuda a divulgar a importância da prevenção. Há avanços, mas a segurança nas minas é algo que exige uma atenção constante”, ressalta.

 

Texto: Fábio Borges / Foto: divulgação 
Secretaria de Comunicação Social - TRT/SC 
Núcleo de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa
(48) 3216-4302/4303 - secom@trt12.jus.br

Leia Também: