Desembargadora Maria Zuíla Lima Dutra (TRT-8) recebeu a Comenda da Ordem Catarinense do Mérito Judiciário do Trabalho
O Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região (TRT-SC) entregou, nesta quarta-feira (10/12), durante ato solene no Gabinete da Presidência, a comenda de segundo grau da Ordem Catarinense do Mérito Judiciário do Trabalho à desembargadora Maria Zuíla Lima Dutra, do TRT da 8ª Região (PA/AP).
A concessão da medalha estava programada para o dia 7 de novembro, mas a magistrada não pôde comparecer por problemas de saúde. Na ocasião, o tribunal homenageou outras três instituições e 21 pessoas.
Maria Zuíla foi homenageada por sua luta contra o trabalho infantil. Desde 2014, ela é gestora regional do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem do TRT-8. À frente dele, implantou 15 projetos, entre eles o “Judiciário Fraterno”, que identifica necessidades nas comunidades carentes e oferece qualificação profissional às crianças da localidade, e o “Padrinho Cidadão”, em que acadêmicos de graduação acompanham e apoiam alunos de escolas públicas nos estudos, no esporte e em atividades lúdicas.
Em parceria com a juíza do trabalho Vanilza Malcher, também gestora do programa na 8ª Região, a desembargadora organizou as Marchas de Belém contra o Trabalho Infantil, nos anos de 2015 e 2020, que reuniram 30 mil e 200 mil participantes, respectivamente. Além disso, desde 2015 Maria Zuíla leva anualmente o tema para o Círio de Nazaré, em parceria com a Arquidiocese de Belém, integrando religiosidade e defesa da infância.
Luta de vida
“Para mim, essa luta é uma luta de vida porque fui trabalhadora infantil, sei o que é viver essa realidade e não quero que nenhuma criança tenha a sua infância amputada como eu tive”, disse a magistrada, relembrando o tempo em que vendia merenda em fábricas e trabalhava nas pedreiras de Santarém para ajudar a mãe, que era analfabeta e criou sozinha cinco filhos.
“Quero dizer que eu estou muito emocionada, muito sensibilizada. Esta comenda vem fortalecer o meu compromisso com a promoção da justiça social, de modo especial, na luta contra o trabalho infantil, que ceifa sonhos e vidas e compromete a paz social”, finalizou a desembargadora.
A melhor gestora
Responsável pela indicação de Maria Zuíla, a desembargadora Maria de Lourdes Leiria foi quem entregou a comenda. “Hoje nós estamos homenageamos a melhor gestora do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem, idealizadora de inúmeros projetos, campanhas e ações bem sucedidas nos estados do Pará e Amapá”, destacou a gestora regional do programa em Santa Catarina.
Já o presidente do TRT-SC, desembargador Amarildo Carlos de Lima, disse que a escolha da desembargadora do TRT-8 para receber a comenda “foi uma das melhores em termos de reconhecimento, pelo trabalho desenvolvido contra o trabalho infantil”.
Texto: Clayton Wosgrau
Secretaria de Comunicação Social
Divisão de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa
(48) 3216-4000 - secom@trt12.jus.br


