Justiça do Trabalho celebra Dia da Mulher com pauta especial de conciliação

Na sexta-feira (8/3), o Cejusc de 2º Grau tentará conciliar 18 ações trabalhistas propostas por mulheres

05/03/2024 17h37, atualizada em 07/03/2024 13h42
Freepik / The Yuri Arcurs Collection

Para celebrar o Dia Internacional da Mulher, o Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região (TRT-SC) vai realizar na sexta-feira (8/3) uma iniciativa com foco na valorização feminina. O Centro de Conciliação de 2º Grau (Cejusc-JT) terá uma pauta virtual composta por 18 ações trabalhistas propostas exclusivamente por mulheres.

As tentativas de conciliação serão conduzidas pelo coordenador do Cejusc de 2º Grau, juiz Paulo André Cardoso Botto Jacon, com participação especial da vice-presidente do TRT-SC, desembargadora Quézia de Araújo Duarte Nieves Gonzalez, coordenadora do Núcleo Permanente de Conciliação de 2º Grau - ela vai  acompanhar e assinar as atas das audiências. A equipe de conciliadoras será formada exclusivamente por servidoras: Gabriela Freire, Isabella Barbosa, Mariana Campos e Danieli Haloten. 

A atividade tem inspiração na iniciativa “Elas em Pauta”, do TRT da 6ª Região  (PE). Criado em 2022, na 8ª Vara do Trabalho do Recife, pela juíza Andréa Keust, o projeto rapidamente se destacou pela sua relevância e impacto, sendo ampliado para todo o estado de Pernambuco no ano seguinte.  A iniciativa também chamou a atenção do vice-presidente do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) e do Tribunal Superior do Trabalho (TST), ministro Aloysio Corrêa da Veiga.

Como coordenador da Comissão Nacional de Promoção à Conciliação (Conaproc), o ministro solicitou que a boa prática fosse replicada nacionalmente em toda a Justiça do Trabalho este ano, inclusive no TST, onde ele coordena o Centro de Conciliação.

Palestra sobre equidade

Paralelamente, a Ejud-12 realizará a palestra "Dia Internacional da Mulher: todos juntos pela equidade de gênero", das 14h às 16h, com a participação dos especialistas Guilherme Valadares, fundador do Instituto PdH, e Marina Moreira, consultora de diversidade, equidade e inclusão.  

A atividade, voltada ao público interno, será seguida por um debate. O objetivo é promover a sensibilização e estimular o diálogo sobre o tema. O evento será presencial, no auditório do TRT-SC, com a opção de participação via transmissão ao vivo pelo Zoom.

Para consultar a programação completa e outras informações, acesse aqui.
 


Texto: Carlos Nogueira
Secretaria de Comunicação Social
Divisão de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa
(48) 3216-4303 / 4320 - secom@trt12.jus.br

Leia Também: