Ministro do TST incentiva ampliação de programas de aprendizagem nos tribunais do trabalho

Experiência positiva do TRT-SC, que ampliou programa para 73 aprendizes, foi compartilhada durante reunião do Colégio de Presidentes e Corregedores dos TRTs

25/03/2026 12h04, atualizada em 25/03/2026 12h43
Divulgação TST/Secom

Durante a 2ª Reunião do Colégio de Presidentes e Corregedores (Coleprecor) dos TRTs, na terça-feira (24/3), no Tribunal Superior do Trabalho (TST), o foco se voltou para o fortalecimento da aprendizagem na Justiça do Trabalho. O coordenador nacional do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem, ministro Alberto Balazeiro, apresentou aos tribunais a importância de ampliar a presença de jovens aprendizes nos quadros de colaboradores.

O ministro destacou que, além de ser um compromisso social, a iniciativa transforma a realidade de muitos adolescentes. “Esse programa tem gerado resultados imensuráveis na vida de muitos adolescentes, e o empenho dos regionais nessas contratações é essencial para o seu fortalecimento”, afirmou, colocando a coordenação nacional à disposição para apoiar os tribunais na busca por condições que viabilizem essas oportunidades.

“Agradeço à presidente Herminegilda a oportunidade de poder tratar com os presidentes e corregedores sobre o tema da aprendizagem em duas frentes: a primeira frente, sobre a atuação finalística do Tribunal, uma articulação social através de feirões de aprendizagem; e uma outra frente, que é a contratação interna de aprendizes. A meta desse ano é que todos os tribunais tenham aprendizes”, ressaltou Balazeiro.
 

Experiência positiva em SC
 

A experiência positiva de tribunais que já possuem programas consolidados também foi compartilhada no encontro. A presidente do TRT de Santa Catarina (12ª Região), desembargadora Teresa Cotosky, ressaltou que a iniciativa oferece esperança e novas perspectivas a jovens em situação de vulnerabilidade. Segundo a magistrada, o impacto do programa vai além do aprendizado profissional: ele promove justiça social e beneficia também as famílias dos participantes.

O Programa de Aprendizagem do TRT-SC foi lançado no final de 2021. Começou com 10 aprendizes e foi crescendo ao longo dos anos, sendo recentemente ampliado de 40 para 73 integrantes. Com esse aumento, cada uma das 60 varas do trabalho do estado contará com um aprendiz.

Ao incentivar a aprendizagem, a Justiça do Trabalho reforça seu papel educativo e cidadão, servindo de exemplo para a sociedade e contribuindo diretamente para a erradicação do trabalho infantil por meio da profissionalização protegida.



Texto: Assessoria do Coleprecor, com edição da Secom/TRT-SC

Secretaria de Comunicação Social do TRT-SC
Divisão de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa 
(48) 3216-4000 - secom@trt12.jus.br 

Notícia com 19 visualizações

Leia Também: