As mudanças trazidas pelo Processo Judicial Eletrônico (PJe-JT) será o tema do 4º Módulo da Escola Judicial do TRT-SC, que acontece nesta quinta (16) e sexta-feira (17), no auditório da instituição. Mais de 60 magistrados já se inscreveram para participar do módulo, o primeiro a dedicar toda sua programação para o processo eletrônico.
O PJe é um sistema desenvolvido pela Justiça Federal da 5ª Região e que acabou sendo adotado pelo Conselho Nacional de Justiça para servir de modelo a todos os tribunais do país. Na Justiça do Trabalho, o Conselho Superior (CSJT) abraçou a ideia e tem liderado a implantação: até agora, metade dos 24 TRTs já contam com a novidade, adaptada para as necessidades do processo trabalhista.
Em Santa Catarina, já foram autuados eletronicamente pelo PJe-JT 1.081 ações e 39 recursos ordinários, todos originados na VT de Navegantes.
A proximidade da instalação do sistema no Fórum de Joinville, em 22 de outubro, foi fator determinante para a Escola Judicial escolher o tema desse quarto módulo de estudos. “A rigor, será um curso bastante prático”, afirma o diretor da Escola, desembargador Garibaldi Tadeu Ferreira.
As telas de trabalho serão apresentadas pelo juiz Luiz Carlos Roveda, titular da Vara do Trabalho de Navegantes, na sexta-feira pela manhã. Ele foi o primeiro magistrado em toda a Justiça do Trabalho no Brasil a lidar diretamente com o PJe-JT.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social do TRT-SC
(48) 3216.4320/4306/4303 - ascom@trt12.jus.br