Nova versão do SIF amplia funcionalidades e integrações com o Banco do Brasil

Atualização permite emissão e reimpressão de boletos via SISCONDJ, além de melhorias nas telas de escaninhos e na geração de alvarás GRU

21/01/2026 17h12, atualizada em 21/01/2026 18h10
Getty Images

A nova versão do Sistema de Interoperabilidade Financeira (SIF), traz importantes avanços para a gestão de depósitos e alvarás judiciais, com destaque para a integração ao Sistema de Controle de Depósitos Judiciais (SisconDJ), do Banco do Brasil (BB).

A versão 2.8.1, desenvolvida pelo Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-6), sob a coordenação do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), incorpora novas funcionalidades ao ambiente do SIF, incluindo a compatibilidade com a Plataforma Digital do Poder Judiciário (PDPJ) e o aprimoramento do processo de emissão de alvarás da Guia de Recolhimento da União (GRU). Na JT catarinense, o sistema encontra-se em fase de homologação pelo Coordenadoria de Suporte Operacional do PJe (CaoPJe). 
 

Integração com o SISCONDJ


Com a atualização, o SIF passa a se comunicar diretamente com o SisconDJ, possibilitando, nesta primeira versão, a geração e a reimpressão de boletos e documentos de depósitos judiciais vinculados ao Banco do Brasil. Para o pleno funcionamento dessa integração, é necessária a instalação do módulo SisconDJ-API, funcionalidade disponibilizada pelo Banco do Brasil.

A ausência do SisconDJ-API, no entanto, não compromete a utilização do SIF com a Caixa Econômica Federal (CEF), mas impossibilita a emissão de boletos bancários especificamente relacionados ao Banco do Brasil.

As funcionalidades foram desenvolvidas, em parceria com o Banco do Brasil e a Caixa a partir de demandas dos usuários, como a necessidade de adaptar a geração de documentos de depósito judicial (boleto bancário) para o Banco do Brasil, além da reimpressão de documentos de depósito judicial (boleto bancário) para o BB.
 

Telas dos escaninhos integradas ao SIF


Buscando maior integração com a Plataforma Digital do Poder Judiciário, as telas dos escaninhos de “Novos Depósitos Judiciais” e “Situação do Alvará” foram incorporadas ao SIF. As funcionalidades seguem disponíveis também no sistema PJe, podendo ser acessadas por ambas as plataformas.
 

Melhoria na emissão de alvarás GRU


A versão 2.8.1 também passou a permitir a emissão de alvarás GRU para unidades gestoras (UGs) distintas da UG do Tribunal Regional, atendendo a uma demanda recorrente de adequação às diversas realidades administrativas dos tribunais.
 

Texto: Nathalia Valente (Secom/TST), com edição da Secom TRT-SC
 

Secretaria de Comunicação Social 
Divisão de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa 
(48) 3216-4303 / 4320 - secom@trt12.jus.br

Notícia com 17 visualizações

Leia Também: