8ª Semana Nacional da Execução Trabalhista
A pouco menos de um mês do início da Semana Nacional da Execução Trabalhista, uma análise dos números mostra que o TRT de Santa Catarina vem se esforçando para fazer valer o direito reconhecido em suas decisões judiciais. Nos últimos três anos cheios, as varas do trabalho catarinenses iniciaram ou desarquivaram 87,9 mil processos e finalizaram 70,2 mil na fase de execução.
Isso representa um índice de 79,8% de efetividade nessa fase processual, que ocorre quando o devedor se recusa a pagar espontaneamente o valor da condenação, após o trânsito em julgado da decisão. Os dados foram extraídos do sistema de gerenciamento estatístico da Justiça do Trabalho, o e-Gestão.
Entre o início de 2015 e o final de 2017, das 60 varas trabalhistas do Tribunal, 12 finalizaram mais execuções do que iniciaram. Dessas, a 2ª Vara do Trabalho de Tubarão se destacou com o melhor índice (159,8%), colocando um ponto final em 1.165 execuções, ante as 729 iniciadas na unidade durante o período.
De acordo com o diretor da VT, Bernardo Gesing, um dos motivos para o bom resultado é o empenho da equipe em finalizar os processos. “Aqui utilizamos bastante a ajuda dos convênios. Primeiramente do Bacen-Jud, para ver se há dinheiro na conta do devedor, além do Renajud, em busca de veículos, e do Arisp, para procurar imóveis”, conta o servidor. “Caso não dê certo, partimos para a desconsideração da personalidade jurídica e iniciamos a execução contra os sócios”, complementa.
Além do esforço da unidade, Bernardo destaca que existe uma característica própria da região que facilita as execuções. “Muitas das ações são contra o município de Tubarão, de ex-trabalhadores celetistas, e elas são fáceis de resolver porque usamos a chamada requisição de pequeno valor”, explica o diretor, referindo-se a uma solução para o pagamento de dívidas de até dez salários mínimos prevista na legislação municipal.
Quem também atribui parte dos resultados às peculiaridades da região é o diretor da Vara do Trabalho de São Bento do Sul, Mario Lúcio de Araújo. A unidade foi a que solucionou o maior número de execuções no período (2.435) e obteve o segundo melhor índice do estado, finalizando 122,6% das ações em relação à quantidade iniciada.
Segundo o gestor, além de seguir orientações da Corregedoria e de usar os convênios, contar com a colaboração das partes e advogados faz uma grande diferença. “Sempre há executados que não estão a fim de pagar o que devem, mas no geral o pessoal daqui é bem receptivo”, observa Mário.
O diretor, que trabalhou em outras quatro unidades anteriormente, finaliza ressaltando que não há fórmula para alcançar mais execuções. “A resolução dos processos depende do trabalho da equipe e também do que é vivenciado na região”, conclui.
8ª Semana Nacional da Execução Trabalhista
Já estão abertas as inscrições para a oitava edição da Semana Nacional da Execução Trabalhista, organizada pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), que neste ano acontece de 17 a 21 de setembro. Durante o evento, as varas do trabalho vão concentrar esforços para pôr fim às dívidas de ações judiciais das quais não cabe mais recurso.
As partes que estiverem com o processo na fase de execução e tenham interesse em conciliar podem informar por meio do formulário de inscrição disponível na página do Tribunal. As empresas que quiserem negociar uma quantidade maior de ações podem solicitar a inscrição pelo e-mail secaj@trt12.jus.br, informando o número do processo, nome das partes, propostas de valor e um número de telefone. Uma terceira possibilidade é o contato direto com a vara de origem. O prazo para as inscrições termina em 6 de setembro.
Texto: Carlos Nogueira / Arte: Simone Dalcin / Foto: Divulgação
Secretaria de Comunicação Social - TRT/SC
Núcleo de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa
(48) 3216-4306/4307/4348 - secom@trt12.jus.br