Equipe do TRT-SC contribui para criação de ferramenta de investigação patrimonial

Biblioteca Digital GRINPA reúne metodologias e conteúdos estratégicos para o combate à corrupção e à lavagem de dinheiro

27/01/2026 17h40, atualizada em 29/01/2026 18h29
Freepik

Uma equipe do Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região (TRT-SC) participou do desenvolvimento da Biblioteca Digital GRINPA – Guia de Rastreamento e Investigação Patrimonial, ferramenta inovadora lançada pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) em parceria com o Ministério Público Militar (MPM).

Desenvolvida de forma colaborativa, a solução visa proporcionar mecanismos ágeis, padronizados e eficientes para investigação patrimonial, seja no âmbito trabalhista, cível, penal ou administrativo, atuando no combate à corrupção e lavagem de dinheiro no Brasil. A plataforma disponibiliza roteiros, diagnósticos temáticos, metodologias investigativas e materiais de apoio, facilitando o acesso a informações essenciais para a recuperação de ativos públicos e privados.

O projeto contou com a atuação de magistrados e servidores integrantes do Laboratório de Tecnologia contra a Corrupção e Lavagem de Dinheiro da Justiça do Trabalho (Lab-JT) (link externo), entre eles o juiz gestor regional de Execuções e coordenador do Núcleo de Pesquisa Patrimonial (NPP) do TRT-SC, Roberto Masami Nakajo, e os servidores da Secretaria de Execução Luciana Soares Perez e Gustavo Nunes e Castro. Para Nakajo, a iniciativa representa um avanço significativo.

“A Biblioteca Digital GRINPA fortalece a investigação patrimonial e a cooperação interinstitucional, contribuindo para a efetividade das execuções e para o combate à corrupção e à lavagem de dinheiro. A atuação conjunta dos integrantes foi essencial para assegurar precisão metodológica e segurança jurídica ao material”, afirmou o magistrado.

Em 2026, o CSJT atuará como um dos coordenadores da ação que prevê o aprofundamento e o aprimoramento das práticas de investigação patrimonial, com foco em fintechs, arranjos de pagamento e outros mecanismos utilizados, dando continuidade ao trabalho desenvolvido.
 

Projeto reconhecido


A nova ferramenta foi apresentada no encerramento da XXIII Reunião Plenária da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (ENCCLA), realizada em novembro de 2025, em Brasília.

A ENCCLA reúne órgãos dos três Poderes, Ministério Público, forças policiais e representantes da sociedade civil, com o objetivo de formular e implementar políticas públicas voltadas ao enfrentamento da criminalidade organizada.

 

Texto: Andrea Magalhães (Secom/TST), com edição da Secom TRT-SC
 

Secretaria de Comunicação Social 
Divisão de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa 
(48) 3216-4303 / 4320 - secom@trt12.jus.br

Notícia com 90 visualizações

Leia Também: