Confira o que mudou na autenticação em dois fatores para acesso ao PJe

Código de acesso não será mais enviado por e-mail, mas sim gerado por aplicativo de autenticação

28/10/2025 12h53, atualizada em 04/11/2025 15h25

A partir desta segunda-feira (3/11) a autenticação em dois fatores (MFA) para o acesso ao PJe sofreu uma mudança, por determinação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Ao invés de ser enviado por e-mail, o código de autenticação passa a ser gerado por um aplicativo de autenticação da escolha do usuário, podendo ser, inclusive, o GOV.BR.

A medida tem o objetivo de eliminar o principal problema verificado na autenticação: o envio do código para e-mails antigos do usuário, os quais ele sequer lembrava existir, o que impossibilitava o acesso.
 

Como configurar o duplo fator


A Justiça do Trabalho orienta que os usuários se antecipem à mudança, verificando a ativação do segundo fator de autenticação em seus dispositivos e aplicativos habilitados.
 

Certificado Digital

  1. O usuário se autentica no PJe do Tribunal ou no Portal jus.br com seu certificado digital ou usuário e senha;
  2. No primeiro acesso, será exibido um QR Code para configuração de um aplicativo autenticador (Google Authenticator, FreeOTP ou similar);
  3. Será necessário abrir o aplicativo de sua escolha e escanear o QRCode exibido no portal. O aplicativo irá gerar um código de seis dígitos;
  4. Informe o código temporário gerado pelo app autenticador para concluir o acesso;
  5. Nos acessos seguintes, o usuário precisará repetir apenas os passos 1 e 4, sem necessidade de ler o QR Code.


GOV.BR

  1. O usuário se autentica no PJe do Tribunal ou no Portal jus.br e escolhe a opção "Entrar” com GOV.BR";
  2. É necessário ter instalado o aplicativo GOV.BR e ter cadastro nível Ouro;
  3. Você deverá informar o código temporário de seis dígitos gerado pelo aplicativo gov.br para concluir o acesso;
  4. Nos acessos seguintes, deve seguir os passos 1 e 3.

A equipe da Secretaria de Tecnologia de Informação e Comunicação também elaborou um tutorial, mais detalhado, para ambas as situações: certificado digital e GOV.BR

Em caso de dúvidas, entre em contato com a Central de Atendimento do PJe, no telefone (48) 3216.4099.


Texto: Secom/CSJT, com edição da Secom TRT/SC

Suporte: Central de Atendimento do PJe, (48) 3216.4099, segunda à sexta, das 12h às 18h.
 

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