A substituição do papel pelo novo processo eletrônico da 4ª Região continua esta semana, com a instalação do sistema em mais 14 varas federais de Santa Catarina. As sedes de Blumenau, Brusque, Caçador, Concórdia, Itajaí, Joaçaba, Lages e Rio do Sul, não receberão processos em meio físico, passando a operar totalmente em ambiente virtual. Até 22 de fevereiro, o processo eletrônico estará disponível em todas as 41 varas federais do estado.
Esta quinta feira (21) acontecerá, em Joaçaba, o treinamento para os profissionais do Direito vinculados à sede local da Justiça Federal e também às sedes de Caçador, Concórdia e Lages. Sexta (22), o treinamento será promovido em Blumenau, oferecido também para o público de Brusque, Itajaí e Rio do Sul. A leitura e assinatura da ata de instalação terão a presença do diretor do Foro da Justiça Federal em Santa Catarina, juiz federal Alcides Vettorazzi.
O cronograma de instalação terá continuidade em 9 de fevereiro, quando Jaraguá do Sul, Joinville e Mafra começam a abolir definitivamente o papel. A conclusão do cronograma está prevista para 22 de fevereiro, em Chapecó e São Miguel do Oeste. O sistema já está em uso em Criciúma, Florianópolis, Laguna e Tubarão.
Além da economia, o processo eletrônico permite que as partes envolvidas tenham acesso aos “autos virtuais” e pratiquem os atos em qualquer hora e lugar, por meio da Internet. A ferramenta foi desenvolvida por técnicos da própria Justiça Federal da 4ª Região e tem a segurança dos dados assegurada por criptografia. A nova tecnologia implica também a diminuição de despesas com locais para guarda de material de expediente e arquivo, facilitando ainda a mobilidade urbana das pessoas envolvidas, que não precisarão mais deslocar-se até as sedes da Justiça Federal para todos os atos processuais.
Fonte: Justiça Federal em Santa Catarina - Seção de Comunicação Social