Professores de Biguaçu recebem material para auxiliar no combate ao trabalho infantil

Iniciativa é do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem e complementa minicurso ministrado em junho. Objetivo é despertar a ideia de cidadania entre as crianças

04/08/2021 12h22, atualizada em 06/08/2021 16h41

Os professores da rede pública de ensino de Biguaçu, na Grande Florianópolis, vão contar com um material de apoio para orientar seus alunos sobre os malefícios causados pelo trabalho infantil. Por meio de seu Programa de Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem, o TRT-SC entregou nesta terça (3) um kit com itens relativos ao tema à Secretaria de Educação do município. A entrega foi feita pela servidora Clemair Carneiro ao secretário Oscar Silva Neto, na sede da prefeitura.

O material complementa o minicurso dado aos docentes em junho, mês de combate ao trabalho infantil, pela gestora do Programa em Santa Catarina, desembargadora Teresa Cotosky. Na ocasião, foram apresentados dois planos de aula simplificados, para o terceiro e o quarto anos, com propostas de atividades utilizando os vídeos e as cartilhas Conversando sobre Cidadania e Trabalho Infantil não é Brinquedo, que integram o kit. Todas as peças foram produzidas pelo Programa.

Também fazem parte do material o quiz e o jogo de tabuleiro #Brasil Sem Trabalho Infantil,  inspirados em uma ação para difundir os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, cujo objetivo é fortalecer a paz universal por meio da erradicação da pobreza e promoção de vida digna para todos. O jogo foi produzido por servidores e impresso na gráfica do TRT-SC, boa parte com papel destinado à confecção das capas dos extintos processos físicos.

“Além de aproximar crianças e adolescentes da Justiça do Trabalho, o material busca despertar a ideia de cidadania, contribuindo para a conscientização sobre os prejuízos do trabalho infantil”, afirma Teresa Cotosky, atual vice-presidente do TRT-SC.

A Secretaria de Educação também recebeu um mini-kit (um por turma) para sorteio entre os alunos, composto por camiseta, estojo de lápis de cor, ecobag pequena, caneta, caderno de desenho e cinco cadernos grandes. As crianças receberão ainda itens específicos para montar cataventos coloridos, que simbolizam o combate ao trabalho infantil.

Expansão

Biguaçu foi o município piloto do projeto. O objetivo do Programa é realizar minicursos, com entrega de material de apoio, em outras cidades do estado, conforme a demanda das secretarias de educação. No segundo semestre, será a vez de Chapecó, Rio do Sul, Criciúma, Tubarão e Içara. 

 

 

Da esquerda para a direita: servidora Clemair Carneiro, secretário Oscar Silva Neto e servidora da Secretaria lado a lado, em foto posada, com a camiseta do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e segurando ecobags cheias com os itens que foram entregues
Entrega foi feita por Clemair Carneiro (e) ao secretário Oscar Neto, acompanhado da servidora municipal  Manoella Coelho Luiz 


 

Texto: Clayton Wosgrau / Fotos: Adriano Ebenriter e Secretaria de Educação de Biguaçu
Secretaria de Comunicação Social - TRT/SC
Núcleo de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa
(48) 3216-4302 - secom@trt12.jus.br

Leia Também: